X

Com unidades de Saúde lotadas, prefeitura de Rio Branco abre drive thru para testagem de Covid-19 nesta quinta-feira

Testagem gratuita da Covid-19 realizada pelo Instituto Butantan no estacionamento superior do shopping SP Market

Devido ao aumento exponencial da procura por testes para detecção da Covid-19 nas unidades de Saúde de Rio Branco, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou, nesta quarta-feira, 19, que a partir de quinta, 20, irá abrir um novo ponto para atender a população sintomática que precisa fazer o teste para a doença.

O atendimento no Drive Thru, localizado no estádio Arena da Floresta, será das 8h às 17h, para fazer os testes somente em pessoas com sintomas da doença. Além disso, haverá também atendimento médico e dispensação de medicamentos.

Sentida diariamente pela população, a sobrecarga na rede municipal também foi confirmada na última semana pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que pediu apoio do governo do Estado.

Além da imunização que está sendo ofertada amplamente de segunda a sábado, a prefeitura municipal de Rio Branco também reforça que pessoas com sintomas de gripe devem procurar, exclusivamente, as Unidades de Referência em Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, localizada no bairro Ayrton Sena ou a Urap Cláudia Vitorino, no Taquari. O horário de atendimento nas duas Uraps é das 7h às 22h.

Segundo a prefeitura de Rio Branco, há testes para detecção da Covid-19 em todas as unidade de saúde, além da Policlínica Barral y Barral, localizada na rua Edmundo Pinto, Conjunto Tangará.

Situação de emergência

Vale destacar que, no dia 10 de janeiro, a prefeitura municipal de Rio Branco e o governo do Estado decretaram Situação de Emergência no âmbito do município e também do Estado, devido ao aumento exponencial dos casos de covid-19 e também de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Desde dezembro de 2021, as unidades de saúde do Estado têm tido aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, chegando a atender mais de 13 mil pacientes somente de 1º a 31 de dezembro do ano passado. O Decreto estadual também informa que há superlotação por internações referentes à síndrome gripal nas unidades do interior e da capital, com aumento na taxa de internação de até 120%.

Ambos decretos têm validade de 90 dias, podendo serem prorrogados por igual período.

 

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: