Estava previsto para ontem, 13, às 23:50 a chegada do primeiro lote de vacinas infantis para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, no entanto, a entrega do carregamento foi adiada e deve chegar ao Acre somente nesta sexta-feira, 14, às 21:50, em voo comercial da companhia aérea Latam. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com a antecipação do envio das primeiras doses, a expectativa é iniciar a vacinação infantil já a partir da próxima semana no público estimado em 120 mil crianças.
A gestora da pasta, Paula Mariano, conta que o Estado planeja organizar mutirão na capital para auxiliar a vacinação do público infantil. O local escolhido foi o bairro Cidade do Povo, no Segundo Distrito da cidade.
“Sabemos que a responsabilidade da vacinação é dos municípios, mas o momento pede a união de todos para que possamos sair logo desta pandemia. Definimos a Cidade do Povo como um local estratégico e, em breve, anunciaremos a data deste mutirão”, declarou.
Imunização de crianças
A inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada na última semana.
Para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, haverá dispensa do termo por escrito.
O esquema vacinal para crianças terá o intervalo de oito semanas. O imunizante tem dosagem e composição diferentes da que é utilizada na dose para os maiores de 12 anos. A vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 ml (equivalente a 10 microgramas). A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas.