Pular para o conteúdo
cuidados

Período chuvoso requer atenção para evitar acidentes elétricos

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora?

O período mais chuvoso do Acre começou e por isso, é importante que a população fique atenta sobre as dicas para evitar acidentes elétricos. Muitas vezes, as precipitações vêm acompanhadas de ventos fortes e raios, que pode causar danos externos e afetar a rede elétrica.

“A nossa primeira orientação é ter atenção com as instalações elétricas internas da residência. É necessário sempre utilizar materiais adequados e com qualidade comprovada. Um fio descascado em um alagamento pode ser fatal”, gerente de operação da Energisa Acre, Anderson Rodrigues.



Outra dica é não utilizar equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados, pois estes fatores aumentam o risco de choque. Caso a chuva cause inundação na residência, chegando até o nível das tomadas, é necessário desligar o disjuntor imediatamente.

Utilizar o celular conectado à rede elétrica enquanto chove (ou em qualquer outra ocasião) é um outro comportamento de risco. Pode acontecer a explosão da bateria, um choque, queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica. Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma chuva se aproxima e quando for utilizá-lo, destaca Anderson.

O que fazer diante de um acidente com choque elétrico?

Mesmo com todos os cuidados, um acidente pode acontecer. Então, como proceder nessa hora? A primeira atitude é desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Logo depois, afaste a vítima da fonte do choque, mas jamais tocar nela diretamente. Em seguida, chamar o serviço oficial de socorro e mantenha a calma até a chegada dos profissionais.

Mais dicas de segurança

  • Cuidados na área interna
  • Tenha as instalações elétricas dentro das normas brasileiras técnicas, com o aterramento correto;
  • Quando a chuva estiver acompanhada de raios, desligue imediatamente os aparelhos eletrônicos da tomada;
  • Antes de fazer qualquer reparo, é importante que seja desligada a chave geral;
  • Se perceber que as paredes da casa estão úmidas, desligue as instalações e mantenha-se longe, para evitar choques;
  • Evite conectar vários equipamentos em uma mesma tomada;
  • Em caso de curto-circuito, desconecte imediatamente o equipamento que o causou e todos os outros, apague todas as lâmpadas e chame um profissional qualificado;
  • Cuidados na área externa
  • Sempre que estiver chovendo com incidência de raios, evite locais abertos;
  • Não fique debaixo de árvores e estruturas metálicas. Abrigue-se, de preferência, em sua residência;
  • Mantenha distância da rede elétrica;
  • Aguarde a chuva passar para fazer algum tipo de serviço na casa, como arrumar goteiras.

Caso haja uma vítima de choque elétrico, não toque na pessoa. A forma correta de proceder é desligar a instalação elétrica da residência e ligar para as autoridades competentes, pelo 193.

No caso de acidentes, entre em contato também com a Energisa, pelo canal de atendimento ao cliente WhatsApp (Gisa): (68) 99233-0341, aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular), www.energisa.com.br

error: Conteúdo protegido!!!