A Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade emitiu uma nota à imprensa na quarta-feira, 26, em que pede a compreensão da população, devido à redução de equipes nas ruas da capital acreana.
O anúncio se dá em razão de 54 servidores, dos quais 14 roçadores, 38 garis e 2 encarregados, estarem afastados de suas atividades por testarem positivo para a covid-19, segundo a secretaria, mesmo com a adoção de todas as medidas sanitárias, como uso de máscaras, álcool em gel e higienização das mãos.
Com a redução do alto número de servidores, a pasta destaca que o tempo de resposta para a retirada de entulhos nos bairros de Rio Branco pode aumentar, mas que o cronograma segue sendo atendido.
Pandemia no Acre
No Acre, o número de pessoas infectadas pela covid-19 chegou a 96.532, enquanto o número de mortes já é de 1.860, em todo o Estado, conforme dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).
Até o momento, o Acre registra 270.934 notificações de contaminação pela doença, sendo que 174.320 casos foram descartados e 82 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 88.164 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 53 seguiam internadas até a divulgação do último boletim.
No dia 10 de janeiro, o governo do Acre e também a prefeitura de Rio Branco decretaram Situação de Emergência, em virtude do aumento dos casos de covid-19 e de síndrome gripal, que colocam as unidades de saúde em atenção máxima.
Desde dezembro de 2021, as unidades de saúde do Estado têm tido aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas de gripe, chegando a atender mais de 13 mil pacientes somente de 1º a 31 de dezembro do ano passado. O Decreto Estadual também informa que há superlotação por internações referentes à síndrome gripal nas unidades do interior e da capital, com aumento na taxa de internação de até 120%.
Imunização
Dados do Portal de Informações sobre o Combate à Covid-19 indicam que, até a última atualização, apenas 461.783 pessoas foram imunizadas contra a covid-19, o que considera pessoas que receberam ao menos duas doses de vacinas.
Ao todo, o Acre aplicou 1.102.601 doses de vacinas em sua população. Destas, 577.743 foram referentes à primeira dose, 577.743 segundas doses e apenas 12.197 pessoas receberam imunizante de dose única.