A taxa para a emissão da segunda via do documento de RG subiu para R$96,10 a partir desta semana. O anúncio foi feito nas redes sociais da Organização em Centros de Atendimento (OCA) nesta segunda-feira,3, informando que o reajuste se dá ao aumento e adequação à Unidade Padrão Fiscal do Estado do Acre (UPF). Antes, o valor para emitir a segunda via era de R$82,0.
A diretora da OCA, Fran Brito, explicou que esta taxa não é cobrada pela Organização, mas sim pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil. Cada estado determina tal valor e no Acre o preço é definido de acordo com a UFP Estadual. Ela reforça ainda que e a primeira via do documento continua sendo gratuita.
“A gente só explica, faz questão de ser transparente com cidadão para que ele, antes mesmo de ir à Oca procurar nossos serviços, possa saber todas as informações. A gente faz questão de divulgar quando um órgão altera valores, prazos e a gente monitora regularmente”, explica Fran Brito.
Nos comentários das redes sociais, acreanos reclamaram e questionaram tal alteração. “Tá muito caro” e “Um absurdo!” foram alguns dos comentários de internautas no post do perfil do Instagram da instituição. Outros comentaram de forma irônica ao questionar o valor do papel de impressão do documento:
Para solicitar a segunda via do RG, basta acessar ao site da OCA e conferir como realizar o agendamento e os documentos necessários.
Leia também: “Nossa equipe fará o levantamento dos inadimplentes”, afirma Bocalom sobre corte no fornecimento de água