Cinco mulheres acreanas devem receber, na próxima semana, o Prêmio Competência Nacional, do Instituto Multidisciplinar. Serão homenageadas mulheres de todo o Brasil e o Acre conta com as seguintes representantes: Alliny Sales, Beatriz Cameli, Rafaella Brozzo, Thalita Figueiredo, e Zayra Ayache.
A premiação já está em sua 4ª edição e, devido a pandemia de covid-19, será realizada de forma online, entre os dias 21 e 25 de março, com transmissão pelo Facebook do Competência Profissional e pelo Facebook e YouTube do Instituto Multidisciplinar.
Conforme o instituto, o evento nasceu com o intuito de reconhecer o trabalho profissional, a capacidade cidadã e a força da mulher. O projeto foi inspirado e motivado com a visão do passado de todas as histórias de superação e vitórias de várias mulheresm e a visão do futuro com uma sociedade mais justa e igualitária.
Para a influenciadora digital Thalita Figueiredo, criadora das páginas no instagram @destinoacre e @tipsdathaly, a premiação é uma oportunidade de mostrar que o Acre tem muito potencial.
“Fiquei imensamente lisonjeada com esta indicação, pois ela vem para confirmar que trabalhar e batalhar pelo que acreditamos é realmente poderoso, porque fácil, certamente não é, mas nos ajuda a dar um gás e continuar a jornada, que, no meu caso, é mostrar que nosso Acre tem muito potencial e possibilidades para o desenvolvimento do turismo. Em especial para o turismo de experiência e, na natureza, que é nosso maior potencial turístico regional, e com isso, trazer às comunidades receptoras dessas áreas, alternativas de renda e geração de trabalho”.
Já a chef Rafa Brozzo, embaixadora da Gastronomia Acreana, premiada com o ‘Oscar’ da Gastronomia Brasileira, na Edição 2019/2020, ressaltou o quanto é importante dar voz às mulheres.
“Uma imensa satisfação e alegria pelo reconhecimento do trabalho realizado como mulher na gastronomia acreana. Acredito no alimento como processo de transformação econômica e social. A gastronomia é uma área que exige de nós, mulheres cozinheiras, estudo, dedicação intensa e amor, e que revela nosso lado criativo e empreendedor. São muitas as mulheres que têm o conhecimento da história cultural e afetiva da alimentação tradicional no Estado, elas estão nas comunidades ribeirinhas, indígenas… Precisamos dar a elas voz, e revelar o gostinho do Acre, pelo o Acre para o mundo”, disse Rafa Brozzo.
O Prêmio Competência Profissional Mulher é um projeto único do segmento no Brasil, pois é diretamente relacionado ao empoderamento profissional feminino, levando em consideração os impactos positivos e influenciadores da vida profissional de mulheres brasileiras no país e no exterior.
Conheça as homenageadas do Acre:
Alliny Sales
Beatriz Cameli
Thalita Figueiredo
Rafa Brozzo
Zayra Ayache