Sobrevivente da hanseníase, a dona de casa Luzia Oliveira, de 58 anos, encontrou motivos para sorrir, após reportagem do site A GAZETA DO ACRE denunciar as dificuldades enfrentadas por ela, em Manoel Urbano, interior do Acre. É que, após a matéria, a prefeitura do município decidiu construir uma nova casa, no mesmo lugar onde ela vive atualmente.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, o prefeito da cidade, Tanizio Sá, está financiando a obra, que deve começar ainda nesta semana. A atual casa será derrubada e o material já foi comprado. “Queremos proporcionar uma moradia digna, melhorando assim sua qualidade de vida”, afirmou o órgão, por meio de uma nota.
A casa humilde de madeira, localizada no bairro Aníbal Sarraiva, não tem estrutura para dona Luzia viver com dignidade. Sem fogão e sem energia elétrica, ela improvisa uma brasa, no lado de fora da casa, que possui um quarto, um banheiro e uma cozinha. Ela conta que o marido morreu há quatro anos, afogado em um acidente no rio, e que o dinheiro que recebe da aposentadoria é utilizado para pagar empréstimos.
“Não tenho de onde tirar, meu dinheiro não vem mais. Fizeram empréstimos na minha conta. Fui tirar este mês (aposentadoria) e deu R$ 150. Não dá nem para uma pessoa passar o mês, a gente compra uma coisinha hoje em dia e é caro. E eu passo muita necessidade em casa, falta das coisas…”, desabafa Luzia.
Na última terça-feira,15, ela recebeu a visita de uma equipe do Morhan Estadual do Acre (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), que afirmou que vai acompanhar o caso de perto. “Uma das intenções da nossa visita foi de levar a Dona Luzia para a Casa de Acolhimento Souza Araújo, para ter um tratamento melhor. A gente conversou com ela, mas ela não quer deixar a família, os filhos, a casa dela… Ela ficou de pensar ainda”, afirmou Elson Dias, coordenador estadual do Morhan.
Com relação à energia elétrica, a equipe da Secretaria de Assistência Social informou que o fornecimento foi cortado há alguns meses pela falta de pagamento das contas. Informaram ainda que estão dialogando com a família para realizar o quitamento da dívida.
O caso de dona Luzia é acompanhado pela Secretaria de Saúde da Manoel Urbano, além do Conselho Estadual de Saúde e da Secretaria de Ação Social do Município.
Leia mais em: Atingida pela hanseníase, moradora de Manoel Urbano pede ajuda para sobreviver