Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana lidera disputa ao Senado em todos os cenários avaliados por pesquisa RealTime Big Data

A mais recente pesquisa acerca das eleições de 2022 no Acre, realizada pelo instituto Real Time Big Data, aponta que o ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) continua como favorito na disputa pela única vaga ao Senado Federal, com 18% das intenções de voto. Em segundo lugar, está o candidato Alan Rick (DEM), como preferência de 17% dos entrevistados.O levantamento, encomendado pela TV Gazeta, foi divulgado nesta segunda-feira,7.

A pesquisa quantitativa foi realizada via telefone, durante os dias 3 e 4 de março deste ano, e conta com uma amostra de 800 entrevistas. Dentre os eleitores ouvidos, 46% são da capital Rio Branco, 26% são do Vale do Acre (Brasiléia, Sena Madureira, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Xapuri e Porto Acre) e 14% são moradores do Vale do Juruá ( Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves)

Além dos dados sobre o governo e presidência, a pesquisa criou três possível cenários para o Senado. No primeiro, com sete candidatos, observa-se uma queda na popularidade de Viana e uma ascendência de Alan Rick em comparação com a pesquisa de dezembro do ano passado, quando o candidato do PT liderava com 22% e Rick tinha 15% das intenções de voto.

Pesquisa estimulada para senador do Acre, da Realtime Big Data.

Ainda neste primeiro cenário, as candidatas Jéssica Salles e Márcia Bittar apresentaram crescimento na popularidade. Ambas aparecem empatadas com 16% das intenções, sendo que, em dezembro de 2021, Márcia tinha 13% das intenções de voto e Jéssica 12%. Em seguida, estão Vanda Milani (6%), Sanderson Moura (3%) e Maílza Gomes (3%). Neste cenário, 11% votaria nulo e 10% não soube responder.

No segundo cenário, com cinco candidatos, Jorge Viana continua liderando, mas com 20% das intenções de voto. Seguido por Jéssica Sales, com 19%n e Márcia Bittar, com 18%. Vanda Milani e Maílza Gomes seriam a opção de voto para 9% e 8% dos entrevistados, respectivamente.

Pesquisa estimulada Senado do Acre, segundo cenário. (Fonte: Realtime BigData)

No terceiro cenário, com quatro candidatos, Viana lidera com 22%. Em segundo lugar, Alan Rick recebeu 20% das intenções de voto, seguido por Márcia Bittar (19%) e Vanda Milani (8%).

Pesquisa estimulada Senado do Acre,terceiro cenário. (Fonte: Realtime BigData)

Rejeição e notas

A possível rejeição dos candidatos também foi tema de uma das perguntas da pesquisa. Apesar de estar no topo das intenções de voto, Jorge Viana também aparece em primeiro lugar, com 36% de rejeição. Seguido por Márcia Bittar, com 20%; Vanda Milani, com 18%; Alan Rick, com 17%; e Jéssica Sales, Sanderson Moura e Maílza Gomes, todos com 9% de rejeição.

A pesquisa da Realtime Big Data também apresenta uma avaliação dos atuais senadores do Acre. Márcio Bittar recebeu a melhor avalião com a nota 6,2. Enquanto Sérgio Petecão e Maílza Gomes receberam a nota 4,7 de avaliação.

Leia também: Jorge Viana lidera disputa ao Senado com 22%; Alan, Jéssica e Márcia aparecem em ‘empate técnico’, em segundo

 

 

Sair da versão mobile