Como A GAZETA noticiou na segunda-feira, 18, é tensa a situação no Peru devido à greve geral de civis no país, que protestam contra o aumento no preço dos combustíveis, entre outras demandas. A situação, que já deixou ao menos quatro mortos, em confrontos com a polícia peruana, também afeta os turistas, incluindo acreanos, que estão na região de Cusco e ficaram ilhados nesta terça-feira, 19, devido aos bloqueios nas estradas.
A influenciadora Juliana Vellegas é uma das acreanas que estão em Cusco. Por meio das redes sociais, ela contou que o grupo teve dificuldades em seguir viagem devido a uma série de bloqueios nas estradas, por isso, tiveram que utilizar rotas alternativas.
Os bloqueios são feitos em diversas regiões do país. Em comunicado, o Ministério do Turismo do Peru informou que foi feito um corredor turístico para garantir que, aproximadamente, 300 turistas pudessem ser levados do aeroporto Alejandro Velasco Astete até o centro de Cusco, para garantir o translado dos turistas.
Com a tensão no país, o Ministério do Turismo informou, ainda, que implementou um plano de contingência para garantir a integridade dos turistas.