José Henrique Maciel foi nomeado nesta quarta-feira, 13, mais uma vez, para o cargo de delegado-geral da Polícia Civil (PC) do Acre. Ele já esteve no comando da pasta por cerca de um ano, mas foi exonerado em 24 de julho de 2020, em meio a investigações de um suposto envolvimento no esquema de “rachadinha”, cujo processo foi arquivado em maio de 2021, por falta de provas.
“Rachadinha” é o termo usado para definir um esquema de repasse de parte do salário recebido por funcionários, servidores ou prestadores de serviço a um gestor, político ou a assessores dele. Desde que foi afastado da função, ele prestava serviços junto à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), conforme informações do DOE.
Maciel assume a chefia da PC no lugar de Josemar Portes, exonerado também na edição desta quarta-feira, 13, conforme consta no Diário Oficial. Portes foi corregedor da Polícia Civil por cerca de dois anos e já foi secretário adjunto da Polícia Civil, quando a instituição ainda era secretaria e permaneceu na chefia da pasta também por quase dois anos.