X

Aprovada em Engenharia de Petróleo em universidade do RN, acreana promove evento para custear moradia no outro estado

Como elas mesmas dizem: “lugar de mulher é onde ela quiser”. E é com esse lema e uma educação feminista que a jovem acreana Marina Sant’ Ana, 19 anos, ousou romper as barreiras do patriarcado e ingressar carreira numa área com predominância masculina.

Aprovada para o curso de Engenharia de Petróleo na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no Rio Grande do Norte (RN), a estudante promove no próximo sábado, 25, em Rio Branco, a partir das 10 horas, no Recanto Food & Beer, o “Pagode da Marina” – evento beneficente para arrecadação de recursos que vão ajudar a custear a sua estadia em Mossoró.

A universitária, que sempre foi amante das disciplinas de exatas, passou no Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2020, mas só ingressou na faculdade em janeiro deste ano, por meio do Ensino de Educação à Distância (EAD), devido à pandemia da Covid-19. Em julho, deve se apresentar na UFERSA para o início das aulas presenciais.

Marina sempre teve uma educação feminista (Foto: Reprodução Instagram)

“Sou meio suspeita para falar do curso, pois eu amo meu curso. A UFERSA é maravilhosa também! Desde que comecei a estudar em EAD, os professores e coordenadores se preocupam em como estou indo, por conta da distância”, destacou Marina.

Sobre o interesse profissional nada comum, a acreana é enfática. “Eu pesquisei bastante sobre o que eu queria fazer pra seguir carreira e, infelizmente, aqui no nosso estado não tem muita diversidade na área das exatas. Mas, como sempre quis trabalhar na área de exatas, quando entrei no ensino médio, me apaixonei por química orgânica. E foi aí que casou tudo”, revela a jovem.

A bravura para desbravar universos socialmente masculinos e ir morar em outro estado, Marina atribui à sua educação. “A minha família sempre foi uma família de mulheres feministas. Aprendi que o lugar de uma mulher é onde ela quiser. E é surpreendente o como o cenário vem mudando nessas áreas, a metade da minha turma é composta por mulheres”, conta a universitária, empolgada.

Estudante de escola pública, Marina Sant’ Ana conta com a solidariedade de amigos e familiares para realizar o sonho de estudar na UFERSA. “O evento veio, primeiramente, com a ideia de ser apenas uma despedida só para os amigos. Mas, como eu estava precisando de dinheiro para minha estadia, meus amigos tiveram a ideia de transformarmos em um evento beneficente”.

Interessados em ajudar a jovem podem entrar em contato por meio do (68) 99916-3181. Além de feijoada, o “Pagode da Marina” vai contar com apresentação musical do grupo Stylo Black.

 

Categories: Geral
Maria Meirelles: