X

Rio Branco sedia Seminário Internacional de Saúde Indígena, no Teatro da Ufac

O evento será realizado a partir das 8h, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Foto: Secom/AC)

Rio Branco sediará, nesta sexta-feira, 24, o Seminário Internacional de Saúde Indígena no Acre – Atenção Integral à Mulher, ao migrante e ao indígena em contexto urbano.  O evento será realizado a partir das 8h, no Teatro da Universidade Federal do Acre, e conta uma programação variada, que é aberta ao público em geral sem necessidade de inscrição prévia.

Durante o seminário, palestrantes de renome irão conduzir pautas pertinentes à proposta do evento, como a médica Myrian Christiane Krexu Veloso Wisniewski, que irá falar sobre Saúde da Mulher Indígena, o Dr. João Paulo Tukano – Centro Bahserikowi’i, que promoverá o debate sobre Saúde Indígena e Cosmologia, o Doutor em Antropologia Social pela University of St. Andrews Daniel Belik, entre outros especialistas.

Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), o evento visa fomentar a implementação das diretrizes e dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) que conduzam a qualificação do cuidado em saúde da mulher indígena, ao indígena em contexto urbano e a população indígena migrante; Discutir a organização e o fortalecimento das redes a fim de ampliar o acesso e qualificar o cuidado em saúde da mulher indígena, ao indígena em contexto urbano e a população indígena migrante; Alinhar as estratégias que proporcionem a troca de experiências e fortalecimento do trabalho interdisciplinar.

Para Vanderson Brito, Técnico no Núcleo de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis e gestor da Saúde Indígena da Sesacre, “a Saúde Indígena tem especificidades, que muitas vezes são vistas como privilégios”.

“Precisamos fazer gestão de forma ampla, participativa e Equânime. A proposta do Seminário é fazer o intercâmbio entre povos e experiências, dar voz aos parentes indígenas, apresentar o que está sendo realizado a nível de Acre e juntar mais os parceiros, fortalecendo a Política de Saúde Indígena e partindo para a construção da nossa própria Política Estadual de Saúde Indígena”, ponderou Brito.

O Seminário conta com apoio Universidade Federal do Acre – UFAC e da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo – SEET.

Confira a programação completa clicando aqui*.

*Sujeito a alterações

Categories: Geral
Agnes Cavalcante: