X

Bocalom destaca avanços na prefeitura e garante concurso público para contratação de médicos

A entrevista foi realizada nesta quarta-feira, 22, no jornal gazeta FM93 (Foto: Cedida)

O Jornal GAZETA 93 FM recebeu nesta quarta-feira, 22, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, para falar sobre as ações da prefeitura. Entre os assuntos abordados, Bocalom destacou a obra de revitalização da Via Chico Mendes e a iminente reforma do Terminal Urbano.

Diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e a morte de 10 crianças vítimas da doença no Estado, Bocalom também disse que a prefeitura tem feito sua parte. “Essa crise, na realidade, é uma crise de alta complexidade, ou seja, do governo do Estado. A prefeitura não tem respiradores, quem cuida disso é o Estado. As mães alegam que faltam respiradores, então, é problema do Estado. A prefeitura tá fazendo a parte dela”, disse Bocalom se referindo à vacinação, especialmente do público infantil.

Bocalom também citou que, em breve, a prefeitura deve lançar um concurso público visando a contratação de médicos para a rede municipal de saúde. A expectativa é de que sejam abertas, pelo menos, 40 vagas.

Leia os principais trechos da entrevista ou ouça na íntegra no final da matéria.

Brenna Amâncio – Um dos assuntos de destaque recente foi a revitalizaçao da Via Chico Mendes. O que podemos esperar dessa revitalização?

Tião Bocalom – “Olha só, a realidade é que aquela via sempre, desde quando foi feita a primeira vez foi complicada, quem se lembra, foi feito a primeira vez e em poucos dias tavam tapando buracos, consertando asfalto que tinha acabado de ser feito, aquela via sempre foi problema sério, ai o que aconteceu é que o o governo do Acre, conseguiu através de um recurso federal fazer um recapiamento da pista de rolamento, e a ciclovia precisava também ser revitalizada, a prefeitura entrou com dinheiro dela, recurso nosso e montamos um projeto pra aquilo alí, vamos tirar aquela jardineiras, primeiro porque ela ocupa muito espaço, as duas juntas ocupam aproximadamente 1 metro, aquela via apertada, qualquer espaço que a gente consiga ganhar, ou pros ciclistas ou pros motoristas, outra coisa, quem passa por ali todos os dias, como é o meu caso, a gente vê o tempo todo aquela jardineira sendo atropelada pelos carros, é muito dificil, um dia, uma ou duas jardineiras não são quebradas, a nossa equipe de engenharia chegou a propor e nós aprovamos, que a gente retire aquelas jardineiras, vamos colocar naquelas curvas, um guardireio, feito de aço, e fora daquelas regiões retas, vamos colocar um meio fio alto, e sinalização de led, que de noite acende tudo e de longe o cidadão vai ver, que ele tem que ir com cuidado, a pista toda vai ser revitalizada, vai colocar um novo asfalto, vai pintar, não será azul, porque a legislação diz que a pista de ciclista tem que ser vermelha, a gente faz conforme manda a lei, só vamos tirar as palmeiras que estão morrendo, vamos repor palmeiras novas. ”

Thiago Martinello – Quais são os planos de obras da prefeitura para os próximos meses?

TB – Essa prefeitura de Rio Branco, nunca teve tantas obras feitas por ela, como a partir de agora, ano passado foi de reajuste, ano de pandemia, morreu gente de covid, de dengue, a prefeitura no ano anterior não tinha feito o programa de prevenção, ano passado fizemos, continuamos esse ano no inverno, fomos o campeão de redução de dengue, reduzimos 95%, a prefeitura não tem máquinas, tem mais de quatro mil ruas pra cuidar, assim não dá, começamos uma licitação para comprar 84 máquinas, não deu certo, por conta do preço, mas esse ano pretendemos comprar elas, então, com as máquinas nas mãos vamos fazer mais obras, esse ano a gente inicia a construção de quatro grandes creches, Rio Branco abriu cinco mil vagas em 30 anos, queremos abrir 2 mil a 3 mil vagas em 4 anos, iremos dar um salto muito grande, estamos procurando recurso em brasilía, até o final do ano a gente encerra, outra obra grande que a gente tem, é a do viaduto, chamo de elevado, ali em frente a AABB, aquela rotatória de manhã, meio dia e 17h da tarde é um desespero, ali a gente chega a perder até mais de dez minutos, vamos fazer o viaduto, vamos resolver aquele problema daquela região, e também outro, pequeno, lá perto da uninorte, também não dá pra deixar como tá, então vamos fazer outro, pequeno, naquela área de recurso próprio, esse da AABB, são recursos de 25 milhões, outras obras grandes, será do Terminal Urbano, ali aquele terminal, estamos colocando ordem, na questão do transporte público, não está sendo fácil, sempre disse para a população que aquilo era uma caixa preta, estamos abrindo devagar, colocando pra rodar, a empresa ricco que chegou está fazendo de tudo pra cumprir o contrato, passagem de 3,50 não remunera, a prefeitura esta fazendo de tudo para a empresa não ir embora.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

 

Categories: POLÍTICA Vídeos
Agnes Cavalcante and Vitória Guimarães: