A secretária municipal de Saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, concedeu entrevista coletiva, nesta terça-feira, 5, para falar sobre a determinação de baixar a faixa etária (a partir dos 30 anos) para a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19, na Capital.
Sheila Andrade destacou que a medida foi tomada diante do aumento do número de casos da doença.
“Detectamos um número elevado de casos de covid-19 dentro da Atenção Básica de Saúde, isso nos últimos 15 dias. Tivemos a estratégia de abrir a Urap Maria Barroso para ser referência para atendimento de pessoas infectadas com o coronavírus e síndrome gripal”, enfatizou a gestora.
A secretária informou ainda que o prefeito Tião Bocalom autorizou a aquisição, de forma imediata, de 70 mil testes para detectar o vírus.
“Os testes estão sendo usados agora, nessa possível quarta ‘onda’ de covid-19, que está ocorrendo na Atenção Básica. Peço que a população faça o teste quando tiver, no mínimo, com três, ou mais dias de sintomas, porque pode dar um falso negativo, porque os sintomas ainda não estarão evidentes”.
A secretária alerta a população sobre a importância da vacinação. “Esse é o único método que vai aumentar a imunidade de todos contra o vírus.
Nossos números mostram que, em crianças de 5 a 11 anos, a cobertura está baixíssima. Adolescentes de 12 a 17 anos, pois muitos não tomaram sua segunda dose, e os adultos, que precisam tomar sua terceira dose. Peço que todos reflitam e analisem o que está acontecendo atualmente, com o aumento dos casos da doença. Ressalto que covid-19 está infectando também crianças, com aconteceu com quatro crianças no sábado passado, na Policlínica Barral y Barral”, finalizou Sheila.
Como se vacinar
Quem busca se imunizar contra a covid-19 pode fazê-lo procurando um dos 11 pontos de vacinação distribuídos em todas as regionais nesta terça-feira, 5, em Rio Branco.
Para se imunizar, basta ir até um dos locais indicados munido de documento oficial com foto e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de observar o intervalo entre as doses, que é de 4 meses ou mais para a dose de reforço e de dois meses ou mais entre a primeira e segunda dose, no caso do imunizante Pfizer.
Menores de idade precisam estar acompanhados de um dos pais ou responsável, portando todos os documentos pessoais, carteira de vacina e cartão do SUS ou CPF da criança.
Desde a última semana, a Urap Maria Barroso, na Sobral, voltou a ser referência em atendimento de pacientes com Covid-19 e Síndromes Respiratórias.
Primeira e segunda dose (+ de 2 meses) – Dose de reforço (+ de 4 meses)
- Urap Maria Barroso
- Urap Eduardo Assmar
- Urap Rozangela Pimentel
- Urap São Francisco
- Urap Hidalgo de Lima
- Urap Ary Rodrigues
- Urap Bacurau
- Urap Cláudia Vitorino
- Urap Roney Meireles
- Policlinica Barral y Barral
Dose de reforço Jansen (+ de 2 meses)
- Urap Vila Ivonete
Quem precisar tomar a segunda dose do imunizante coronavac pode pode fazer o agendamento na Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone (68) 3227-3165.
Imunização contra a gripe
Desde o dia 25 de junho, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a campanha contra a gripe para toda a população a partir de seis meses de vida, enquanto durarem os estoques da vacina Influenza. Na capital acreana, a imunização geral começou na segunda-feira, 27, logo, a vacina contra a gripe está disponível em todas as UBS, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da mobilização é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e impedir possível pressão sobre o sistema de saúde e óbitos. Anteriormente, a vacinação estava disponível apenas para as pessoas que pertencem ao público-alvo da campanha, entre crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas e idosos.