2 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Na luta contra o feminicídio e violência doméstica, Instituto realiza live com palestra e bate-papo sobre o tema no Acre

A 16° edição do "Fala Mana" faz parte de uma qualificação, ofertada a vários segmentos de mulheres do Acre, sobre a Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia.

Maria Meirelles por Maria Meirelles
26/11/2022 - 09:00
(Foto: Lucas Maná)

(Foto: Lucas Maná)

Manda no zap!CompartilharTuitar

Para quem estava com saudades do programa feminista ‘Fala, Mana”, a boa notícia é que neste sábado, 26, tem retorno com um super bate-papo sobre violência contra a mulher e feminicídio. A live será transmitida pelo canal do Instituto Mulheres da Amazônia (IMA) no youtube, a partir das 17h, no Acre, e 19h em Brasília.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A 16° edição do “Fala, Mana” faz parte de uma qualificação, ofertada a vários segmentos de mulheres do Acre, sobre a Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia. A ação é uma realização do IMA, em parceria com o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA). Ao todo, serão seis programas, sempre aos sábados e no mesmo horário.

“Nós estamos retomando o ‘Fala, Mana!’ nesses 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher e serão várias edições tratando os eixos temáticos da Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia. E como estamos nos 21 Dias de Ativismo, vamos tratar sobre o eixo de enfrentamento à violência contra a mulher. Também vamos falar sobre o tráfico de mulheres e crianças, que nós sabemos que existe muito na Amazônia e no nosso Estado”, salientou a presidente do IMA, Concita Maia.

Na luta contra o feminicídio e violência doméstica, Instituto realiza live com palestra e bate-papo sobre o tema no AcreA palestrante da live será a advogada feminista, formada pela Faculdade de Direito da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Myllena Calasans de Matos, que é integrante do Consórcio Lei Maria da Penha, do Cladem-Brasil e do Grupo de Pesquisa Direito, Gênero e Famílias da UnB. Com trajetória de trabalho sobre a abordagem feminista no Direito, atuou no desenvolvimento da política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres, mais tarde conhecida como Lei Maria da Penha.

Fala, Mana!

O Fala, Mana é um espaço consolidado de voz, escuta, denúncia, qualificação das mulheres da Amazônia fortalecendo seus protagonismos na defesa de seus territórios. É um espaço de voz das mulheres amazônidas, lideranças indígenas, negras, afroindigenas, quilombolas, LGBTQIA+ mulheres com deficiência, periféricas, ribeirinhas, extrativistas, parteiras, quebradeiras de coco, agricultoras, camponesas, evidenciando para o mundo suas realidades específicas, suas culturas, seus desafios, sonhos e esperança.

Na luta contra o feminicídio e violência doméstica, Instituto realiza live com palestra e bate-papo sobre o tema no Acre

Agenda 21/2030

A Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia possui oitos eixos temáticos que traz à luz dos ODS, as questões mais urgentes a serem enfrentadas, discutidas, traçadas estratégias prioritárias sob a perspectivas das amazônidas.

O documento apresenta temas que afetam o cotidiano e o bem viver das mulheres da Amazônia. É também um instrumento de empoderamento.

“Temos urgência na implementação da nossa Agenda que passa necessariamente pela diminuição da violência e dos casos de Feminicidio no Acre e demais estados da Amazônia Legal Brasileira”, observa Concita Maia.

Os oito eixos que compõem a Agenda 21/2030 das Mulheres da Amazônia são:

  • 1 – Desenvolvimento Agroecológico, Humano e Sustentável: Agricultura Familiar Tradicional, Extrativismo e Meio Ambiente;
  • 2 – Política de Enfrentamento à Crise dos Sistemas Alimentares;
  • 3 – Direito à Terra com Igualdade Para as Mulheres do Campo e da Floresta;
  • 4 – Saúde e Cuidados: Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos;
  • 5 – Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e ao Feminicídio;
  • 6 – Educação, Cultura, Mídias Igualitárias e Democráticas, Inclusivas para a Igualdade e Diversidade;
  • 7 – Organização e Poder;
  • 8 – Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho, com Inclusão Social.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Número de endividados no país em novembro é maior do que durante o isolamento social, registra Serasa

Próxima Notícia

INMET alerta sobre fortes chuvas e ventos de até 60 km/h no Acre, neste sábado

Mais Notícias

Exposição fotográfica “O Circense” sobre a arte do circo é aberta na Usina de Artes João Donato
Destaques Cotidiano

Show “Resposta ao Tempo” homenageia Aldir Blanc com clássicos da MPB na Usina de Artes João Donato

02/07/2025
Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online
Geral

Oportunidade para jovens do Acre: abertas 10 mil bolsas para curso gratuito de inglês com foco no mercado de trabalho

02/07/2025
Empreendedorismo e inovação marcam participação do Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá
Destaques Cotidiano

Veja regras para acessar shows da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Gusttavo Lima faz anúncio inesperado e pega público de surpresa: “Decidi”
6º destaque

Gusttavo Lima e atrações locais agitam segunda noite da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Mutirão garante exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitos em cidades do Acre
Geral

Mutirão garante exames de DNA e reconhecimento de paternidade gratuitos em cidades do Acre

02/07/2025
MP entra com ação exigindo medidas urgentes para combater queimadas no Acre
5º destaque

Acre registra queda de quase 80% nas queimadas em junho, mas alerta segue para os próximos meses

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Previsão é de sábado com céu encoberto com chuva a qualquer hora nas cidades do oeste acreano, diz Sipam

INMET alerta sobre fortes chuvas e ventos de até 60 km/h no Acre, neste sábado

Após denúncia, polícia prende homem que estava atirando dentro de casa

Após denúncia, polícia prende homem que estava atirando dentro de casa

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre