X

Hemoacre reforça pedido de doação de sangue durante os feriados prolongados

Por conta do distanciamento significativo de doadores de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) reforça o pedido para que os acreanos façam suas doações nestes períodos de férias e feriados prolongados, quando o estoque costuma ser comprometido.

“Além das férias e feriados, as chuvas também causam um distanciamento significativo dos doadores”, conta a coordenadora da captação de doadores, Quésia Nogueira.

Neste início de ano, o centro recebeu, através de parcerias com Bombeiros, Polícia Militar e Instituto Socioeducativo, doações externas de aproximadamente 100 doadores, o que garante tranquilidade para os próximos dias.

Entretanto, apesar da quantidade de doadores dos últimos dias, as plaquetas sanguíneas possuem a durabilidade de apenas cinco dias, causando a necessidade de doações diárias para que os estoques sejam mantidos e as demandas diárias de cirurgias sejam atendidas. Além disso, os tipos sanguíneos mais utilizados, O positivo e O negativo, permanecem com as menores quantidades de doações e com os menores estoques.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e portar um documento de identidade oficial com foto. Pessoas de 16 e 17 anos podem doar com a autorização dos pais ou responsáveis legais.  Quem esteve gripado deve esperar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para fazer a doação. No caso de suspeita de infecção por covid-19 ou contato com pessoa infectada é preciso esperar 14 dias.

Categories: Geral
Da Redação: