X

Nutrólogo é acusado de gordofobia após divulgar propaganda em ‘outdoors’

Foto: Reprodução redes socais

O médico nutrólogo Giovanni Casseb recebeu centenas de críticas ao publicar em outdoors espalhados por Rio Branco uma frase que diz: “Cansando de ser feio e gordo? Seja só feio”, ressaltando nos comentários da postagem, feita nas redes sociais, que tem a “fórmula mágica” para melhorar o aspecto físico das pessoas.

“Sério… até quando vocês vão achar isso engraçado??? Eu não aguento os comentários!!! Eu não aguento mais isso. Eu não aguento a classe médica passar pano pra isso. Não aguento ele brincando de ser nutricionista e colocando a vida das pessoas em risco”, comenta uma internauta, revoltada com o anúncio feito pelo profissional. E continuou: “E é gordofobia também. Como tratar obesidade sendo gordofóbico? Fazendo terrorismo nutricional? Fazendo pessoas odiarem seus corpos? Isso não é tratar obesidade e suas consequências”, concluiu ela.

Gordofobia é um neologismo para o comportamento de pessoas que julgam alguém inferior, desprezível ou repugnante por ser gordo.

O médico já se envolveu em outras polêmicas. Em julho de 2019, ele foi preso, temporariamente, durante o desdobramento de uma operação de combate à venda ilegal de anabolizantes, da Polícia Civil. Giovanni foi acusado de fazer parte de uma rede de comércio de anabolizantes na capital acreana.

Em 2017, Casseb também foi alvo de críticas e acusado de racismo após se fantasiar de “Negão do WhatsApp”. Foto: Reprodução redes sociais

Famoso por se fantasiar de vários personagens nas salas de aula e por vídeos de humor e memes que publica na internet, Casseb também foi alvo de críticas e acusado de racismo, em 2017, após se fantasiar de “Negão do WhatsApp” enquanto ministrava aula para a turma de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Em entrevista à GAZETA, em 2021, o médico falou um pouco sobre sua trajetória pessoal e profissional e a busca por um estilo de vida mais saudável.

“Eu cheguei aos 37 anos com algumas complicações clínicas: eu estava obeso, hipertenso, pré-diabético e com arritmia. Então, meu corpo estava gritando pedindo por ajuda e como eu gosto muito de viver comecei a mudar meu estilo de vida, melhorar minha alimentação, fazer atividade física e, mesmo assim, eu tinha dificuldade para conseguir resultados e aí fui fazer a especialização de nutrologia”, relatou ele, à época.

Atualização, às 12h

A GAZETA conseguiu contato com Casseb, que esclareceu que não se tratava de um outdoor colocado na cidade, mas, sim, de uma arte feita em photoshop, para divulgar o seu trabalho com “leveza e humor”.

O médico lamentou sobre o desfecho negativo que a publicação gerou e disse que ela já foi, inclusive, excluída de suas redes sociais.

“É uma pena que algumas pessoas queiram dar essa conotação negativa. Trabalho, todos os dias, atendendo pacientes que buscam tratar a obesidade, que é reconhecida pela OMS como uma doença (CID E66). Esses pacientes, muitas vezes, chegam ao meu consultório com problemas graves de hipertensão, diabetes, colesterol alto, além de problemas respiratórios, dificuldade para dormir e dores nas articulações e nas costas”.

Giovanni salientou sua missão é cuidar da saúde dessas pessoas e divulgar seu trabalho com leveza e humor. “Se alguém, porventura, se sentiu ofendido, peço, humildemente, perdão e convido pra vir ao meu consultório conhecer nosso trabalho!”, concluiu ele.

Categories: Geral
Dell Pinheiro: