26 de setembro de 2023
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Beth Passos
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Adaildo Lima
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de setembro de 2023
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Maior terreio de Umbanda do Ceará recebe pajé do Acre para ritual de Umbandaime

O terreiro Palácio do Zé, localizado no Eusébio, é liderado pelo Pai Paulo de Ayrá. A pajé Pey, da etnia indígena Huni Kuin, do Acre, veio repassar conhecimentos ancestrais.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
28/05/2023
A A
Pai Paulo de Ayrá recebe Pajé do Acre no terreiro Palácio do Zé             Crédito: Divulgação

Pai Paulo de Ayrá recebe Pajé do Acre no terreiro Palácio do Zé Crédito: Divulgação

Manda no zap!CompartilharTuitar

Maior terreiro de Umbanda do Ceará, o terreiro Palácio do Zé, localizado no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu neste sábado, 20, a pajé Pey, da etnia indígena Huni Kuin, do Acre, praticante do Umbandaime — sincretismo de Umbanda e Santo Daime. Pai Paulo de Ayrá, líder do terreiro e pai de santo há mais de 20 anos, recebeu os indígenas para um momento de troca de saberes tradicionais.

O Santo Daime é uma manifestação religiosa com origem na região amazônica que utiliza o chá ayahuasca. A pajé utiliza práticas de medicina ancestral, como limpezas com ervas, explica a assessoria do terreiro. Na oportunidade, os filhos da casa tiveram oportunidade de aprender as técnicas ancestrais.

A pajé, que veio com os filhos, facilitou um ritual de ayahuasca com Umbanda aberto para os visitantes do terreiro. Pais e mães de santo de outras casas também estiveram presentes.

Para Paulo de Ayrá, receber os indígenas huni kuin foi “uma experiência única e conhecimento dobrado”. “A medicina ayahuasca vem das ervas, das matas e é usada nos cultos como forma de abrir a mente e criar visões místicas. Seu uso pode combater dependências químicas, males físicos e mentais. Também é usada para o tratamento de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático”, diz.

A organização da gira, o culto da umbanda, solicitou aos visitantes a doação de alimentos, que serão direcionados aos indígenas, conforme o líder religioso.

“Sempre faço esse trabalho de ajudar comunidades carentes, igrejas e, hoje, além de adquirir e repassar esses conhecimentos para meus filhos de santo e visitantes, também estarei ajudando os indígenas. Aqui no Palácio de Zé trabalhamos muito o amor e a prosperidade, não trabalhamos com mal como muitas pessoas confundem”, acrescentou.

Além de atuar como pai de santo de Umbanda e babalorixá de Candomblé, ele é especialista em jogo de cartas, tarot e búzios. Pai Paulo de Ayrá também é terapêuta holístico de diversas terapias integrativas, como constelação familiar.

O terreiro Palácio do Zé foi fundado em 2001 e atualmente está localizado no Coaçu, no Eusébio, com capacidade para mil pessoas. Cerca de 600 pessoas, em média, participam de cada gira no local. A assessoria frisa que, além da Umbanda, o local é um centro holístico que “abriga a espiritualidade de um modo geral, plural e aberto para a formação de saberes”.

Escrito por: Ana Rute Ramires – O POVO

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
Anterior

Morte materna teve alta na pandemia e preocupa órgãos de saúde

Next Post

Acre tem aumento de casamentos homoafetivos: 95% em 10 anos de regulamentação

Mais Notícias

Foto: Dharcules Pinheiro
Geral

Secretaria de Segurança Pública do Acre é a menos transparente do Brasil, diz pesquisa

Geral

Amigos fazem campanha de arrecadação para reconstruir Quintal do Osvaldo; saiba como ajudar

Mutirão de cirurgia de laqueadura no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. Foto: Ascom/Sesacre
Geral

Governo promove mutirão de cirurgias em Senador Guiomard e Tarauacá

Geral

Concurso da Polícia Civil do Acre tem prazo de validade prorrogado por dois anos

ecretário da Seinfra está no DF em busca de melhorias para o município / Foto: Assecom
Geral

Licitação da ponte sobre o Igarapé judia na capital deve ser liberada nos próximos dias

Geral

Artista questiona contratação de restaurante em Sena Madureira por mais de R$ 200 mil pela FGB para operacionalizar Lei Paulo Gustavo

Mais notícias
Next Post

Acre tem aumento de casamentos homoafetivos: 95% em 10 anos de regulamentação

‘O PT é cheio de defeitos, mas lutar pelos que menos tem é nossa missão’, diz Daniel Zen

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Beth Passos
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
    • Aline Cordeiro
    • Adaildo Lima
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
    • Guia Glam
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre