Com o intuito de facilitar a abertura de novas empresas e oferecer serviços às Micro e Pequenas Empresas, as prefeituras de Tarauacá e Porto Walter, em parceria com o Sebrae, inauguraram as Salas do Empreendedor, nos dias 22 e 25 de maio, respectivamente. A parceria, é fruto da adesão dos municípios ao programa Cidade Empreendedora.
A analista do Sebrae, Miriam Paiva, destacou que este ambiente é pensado e voltado para o desenvolvimento de cada município: “A sala é um espaço em que todas as ações e serviços das prefeituras, relacionados às empresas, vão ser concentrados ali. Nós esperamos que os empresários se sintam contemplados, porque esse espaço foi criado para eles, para estimular o desenvolvimento. O Sebrae é parceiro e quer que essa relação seja muito próxima”.
Cada sala contará com um servidor público municipal designado como Agente de Desenvolvimento (AD), apto a prestar orientações sobre os serviços ofertados: formalização gratuita e simplificada do MEI, emissão de CCMEI, alteração de dados ou baixa do MEI, emissão e impressão do boleto DAS, declaração anual do SIMEI, informação para contratação de funcionários, plano de compras públicas e outros.
“O que a gente quer ver é nossa cidade desenvolvida, as empresas gerando emprego e renda. Nosso município tem potencial, precisamos expandir setores e o que tiver ao nosso alcance enquanto gestão a gente vai dar o apoio necessário a quem quer que seja”, ressaltou o prefeito de Porto Walter, César Andrade.
Além do Sebrae, a Junta Comercial do Acre (Juceac) e outras instituições são parceiras para a implementação destes espaços. Em Tarauacá, a Sala do Empreendedor conta com a parceria da Associação Comercial do município e as instituições financeiras Banco da Amazônia, Caixa Econômica, Banco do Brasil e Sicredi. A cidade de Porto Walter tem apoio da Associação Comercial, Banco da Amazônia e Banco do Brasil.
“Queremos com essa sala melhorar o ambiente para os nossos microempreendedores do município. Empreender é um ato de responsabilidade e coragem e a nossa gestão quer ajudar essas pessoas a realizarem os seus sonhos”, afirmou a prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia.