9 de junho de 2023
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Beth Passos
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de junho de 2023
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Energia furtada no Acre seria capaz de abastecer por três meses Cruzeiro do Sul

Somente nos primeiros quatro meses de 2023, foram registradas mais de 2,5 mil ocorrências.

Assessoria por Assessoria
26/05/2023
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

Ao longo de 2022, a Energisa realizou ações de combate a furtos de energia. Ao longo desse período, quase 12,5 mil ligações irregulares foram identificadas, entre residências e comércios das cidades da área de concessão da distribuidora no Acre. Com a energia recuperada seria suficiente para abastecer o município de Cruzeiro do Sul por três meses.

Somente nos primeiros quatro meses de 2023, foram registradas mais de 2,5 mil ocorrências nesse sentido. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os dados apontam uma redução de 38% nas ocorrências.

“Quando os furtos são combatidos e a energia é recuperada, esses valores poderão ser investidos em obras de manutenção e ampliação da rede elétrica. Por outro lado, a prática prejudica todos, especialmente aqueles que não furtam energia, já que os famosos ‘gatos de energia’ impactam na qualidade e segurança de quem paga corretamente pela energia”, alerta o gerente de medição e combate a perdas, Andre Klein.

A Energisa realizou ao longo de 2022 a inspeção em 61.903 clientes. Além disso, foram realizadas quase 19,5 mil ações de regularização e blindagens.

De maneira regular, as ações de combate ao furto de energia como inspeções em imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, análises de histórico de consumo e denúncias são realizadas.

Nessas ações, este ano, já foram recolhidos 3.430 kg de sucata de cabos. Ao longo de todo o ano passado foram 6.435 kg de sucata recolhida pelas equipes da Energisa.

“Temos o compromisso de distribuir energia com qualidade e segurança para os nossos clientes e isso também passa pela redução das irregularidades. A população sabe que o combate ao furto de energia é um dever de todos, já que uma parcela desse furto é repassada na tarifa de energia elétrica, por esse motivo denuncie as irregularidades em nossos canais de atendimento da Energisa”, reforça Andre.

Sobre esse trabalho realizado há cinco anos desde que a Energisa chegou ao Acre, Andre avalia que tem percebido que a população tem maior consciência sobre o furto de energia.

“Temos percebido uma maior conscientização e mudança de comportamento da população com relação a fraudes e furtos de energia. Essa percepção vem sendo refletida na redução do indicador de perda não técnica, que já reduziu 3 pontos percentuais desde 2021”, destaca.

Riscos à segurança

Os furtos de energia, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia, põem em risco a segurança da população, já que os desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.

“Quaisquer intervenções na rede elétrica representam um risco à segurança, pois geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e ou até um acidente fatal. O risco também pode se estender à população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia”, destaca Andre. O Descomplicador também dá algumas dicas: confira aqui.

Denúncias

Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 647 7196 (ligação gratuita), na Gisa (www.gisa.energisa.com.br), agência virtual (https://www.energisa.com.br) e nas agências de atendimento.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
Anterior

Tarauacá e Porto Walter inauguram salas do empreendedor com apoio do Sebrae

Next Post

Wanessa Camargo ‘quebra silêncio’ e opina sobre relacionamento de ex-marido e Isis Valverde

Mais Notícias

Atividade de orientação no trânsito.
Geral

No Acre, ações do Maio Amarelo alcançam mais de 400 mil pessoas

6º destaque

No Acre, governo constrói centro de mídias para educação híbrida

Geral

Acre tem a maior taxa de analfabetismo do Norte, mostra IBGE

Geral

Puxada pela alta dos combustíveis, inflação fica em 0,29% em maio em Rio Branco

Wirla: “A alimentação que vem para a instituição tem sido suficiente para atender os 420 alunos” (Foto: Evandro Derze/Assecom)
Geral

Cardápio da merenda escolar municipal está disponível no site da Prefeitura

Geral

Acre tem o 3º metro quadrado mais caro do Brasil

Mais notícias
Next Post
Foto/Divulgação

Wanessa Camargo 'quebra silêncio' e opina sobre relacionamento de ex-marido e Isis Valverde

Idosa morre carbonizada após casa incendiar em Rio Branco

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Beth Passos
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
    • Aline Cordeiro
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
    • Guia Glam
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre