O ex-diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), José Lucas da Cruz Gomes, foi condenado há 1 ano e 6 meses de prisão em regime aberto, por desacatar a juíza Luana Campos, durante uma inspeção no presídio.
Esta é a segunda penalidade aplicada ao ex-diretor, que no início deste ano recebeu uma multa do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), por irregularidades cometidas no exercício financeiro durante sua gestão.
Na última decisão, a pena de 1 ano e 6 meses foi convertida em prestação de serviço à comunidade, na ordem de quatro horas semanais, uma vez por semana, pelo tempo integral da condenação.
De acordo com a denúncia, o desacato aconteceu no dia 29 de agosto de 2019, dentro da penitenciária.
Segundo os fatos narrados, a juíza, na época titular da Vara de Execuções Penais, realizava uma inspeção judicial na Unidade, quando foi surpreendida por Lucas, que o acompanhava com um advogado e dois policiais armados.
Com a abordagem, o então diretor disse à magistrada que iria acompanhar as inspeções, ela negou a companhia, e segundo a denúncia, Lucas desobedeceu a ordem e disse que iria acompanha-la. A juíza negou novamente e suspendeu o trabalho que seria realizado.
Apesar da decisão, a defesa de Lucas ainda pode recorrer a sentença. A reportagem tentou falar com Lucas, mas até o fechamento desta matéria não teve retorno.