Há um tecido no corpo, a fáscia, que sua função é proteger, separar as estruturas, realizar lubrificação que nutre e permite o deslizamento entre as estruturas.
Por incrível que pareça, é um tecido único que se relaciona com pele, músculos, ossos, nervos e órgãos da cabeça aos pés.
Sempre que ocorrer um processo cirúrgico ou trauma, o tecido fascial está envolvido. No local da cicatrização, a estrutura do tecido muda.
Porém, em algumas pessoas, ainda ocorre aderência, que pode repercutir negativamente na função de outras estruturas, como não permitir o deslizamento completo de um músculo, impedindo o músculo de exercer seu movimento completo.
Como o Sistema Nervoso Central (SNC) envia ordem para o músculo executar tal movimento, e ele está com limitação por causa da aderência, e existe uma interdependência entre as regiões, outras regiões trabalham mais para compensar a região que está com limitação de movimento por causa da aderência.
Motivo que pode sobrecarregar, desequilibrar e causar dor em outras regiões mesmo distantes do local com limitação.
Se não tratar a causa, é mais fácil a reincidência da dor no local da sobrecarga.
Ter um olhar holístico é fundamental para identificar e tratar o local que causa a sobrecarga e não apenas o local que está doendo por estar sobrecarregado.
Viver sem dor é possível, porque saúde não dói!
Soraya Lobato – Fisioterapeuta
(68)98119-7588
Instagram – @sorayalobatofisio