O candidato à prefeito de Rio Branco pelo MDB, Marcus Alexandre, prometeu, na manhã desta terça-feira, 20, construir, caso eleito, uma unidade de saúde do porte do Barral y Barral no Segundo Distrito da cidade. A proposta se deu durante sabatina promovida pela Rádio Gazeta 93 FM em parceria com o site A Gazeta do Acre.
Durante a entrevista, o emedebista citou algumas de suas principais promessas para a saúde, educação e cuidados com a cidade. Veja os principais trechos a seguir:
Saúde
– “Vamos reforçar o número de médicos. Hoje, é a coisa mais difícil encontrar um pediatra ou ginecologista na rede municipal. Precisamos fazer um programa emergencial de contratação”.
– “Iremos construir novas unidades de saúde onde o atendimento está distante. Exemplo: Custódio Freire (onde o pessoal é atendido no Universitário) e no km 100 da Transacreana”.
– “A Urap Roney Meireles, no Xavier Maia, será transformada em uma policlínica, e a UBS Platilde de Oliveira, que fica ali perto, vai virar Urap”.
– “A obrigatoriedade do ponto para os profissionais de saúde será retirada. Hoje, estão fazendo o agente ir quatro vezes na unidade bater o ponto. Nós temos que tratar de meta de produtividade e discutir a questão territorial do trabalho desses agentes. Na Resex Chico Mendes, por exemplo, está faltando profissional”.
Educação
– “Vamos reabrir imediatamente as escolas fechadas na atual gestão e construir novas unidades de ensino, por exemplo, no Belo Jardim 1 e 2 e no Irineu Serra”.
– “A obras escolares que estão paradas na atual administração serão concluídas ou retomadas”.
– “Vamos retornar também com a valorização dos professores, voltar a ter formação continuada e programa de avaliação e de desempenho”.
– “Reduzir o déficit de vagas na pré-escola por meio da busca ativa, que envolverá a assistência social e a equipe da educação, para que a gente identifique a demanda de matrícula e entenda por que aquela escola está tendo redução no número de alunos”.
Cuidados com a cidade
– “Essa é uma área que a gente vai ter que trabalhar muito. Quando a gente fala em cuidados com a cidade, a gente fala de iluminação, conservação de rua, limpeza… Nós temos que reforçar o trabalho da Semsur, que vai voltar a ter esse nome”.
– “É preciso fazer um trabalho que envolve não só a coleta dos resíduos, do lixo, mas também a limpeza, o roço, o trabalho de retirada de entulho que a gente fazia junto com a equipe de saúde para o combate à dengue. Isso precisa voltar ao padrão que era”.
– “Inclusive, a limpeza dos igarapés, porque quando chega o inverno nós sofremos com enxurradas, enchentes, que muito se deve à falta de manutenção”.