Apesar de o nível do Rio Acre, em Rio Branco, seguir baixando, uma enchente ainda não está descartada. As informações são da Defesa Civil Municipal que, na manhã desta terça-feira, 7, divulgou que o manancial atingiu 4 metros; nessa segunda, 6, as réguas marcavam 4,15 metros.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão, com base nas próprias análises, o Rio Acre vem apresentando decréscimos cada vez menores, o que já é um sinal de que não deve, a partir de agora, ceder muito mais.
“Além do mais, nós tivemos a madrugada inteira de ontem [segunda-feira, 6] pela manhã, muita chuva nas cabeceiras; no Peru, também choveu bastante, assim como na Bolívia. Essa água chega ainda vai chegar aqui”, explicou, acrescentando ainda que, em Assis Brasil, foram quase 60 mm/dia de chuva registrada nesta segunda. “E em Xapuri, mais de 30 mm/dia”.
Por conta destas informações, Falcão diz não descartar uma enchente, já que a previsão é de mais chuvas nesta semana. “Até mesmo por uma questão de ficarmos atentos e alertas sempre, mas infelizmente, essa retração do rio não significa isto; ele pode voltar a encher rápido”, afirmou, finalizando que uma previsão completa só deve sair, de fato, no final do mês de março. “Porque até abril ainda tem possibilidade de transbordamento, conforme nossas estatísticas.