A Escola de Artes Beija-Flor encerrou a primeira turma do curso de iniciação ao teatro, realizado em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Acre (Ufac). O projeto teve como objetivo proporcionar uma imersão inicial no universo teatral, incentivando novos talentos e ampliando o acesso à arte cênica na região.
O evento marcou não apenas a conclusão do curso, mas também a despedida do professor Fernando Alves, que agora segue para um novo desafio acadêmico ao ingressar em um doutorado. A Cia Cata-Vento’s de Cultura, sempre apoiando o desenvolvimento de seus integrantes, manifesta orgulho por essa conquista e deseja sucesso em sua trajetória.
Fernando, 37 anos, formado em Artes Cênicas, é mestre na área de artes cênicas, agora será doutor na área de Artes Cênicas. Para ele, o teatro, antes de tudo, é uma mudança de vida, uma salvação intelectual, pois se consegue olhar para um mundo com outro ponto de vista.
O doutorando aborda ainda que o curso de iniciação ao teatro, de primeiro momento, vem para aqueles que têm curiosidade em saber como é e ver como é praticado o teatro, quais são os elementos que existem.
“No teatro existe palco, plateia, atores, iluminação, cenário, porém, quando esse curso apareceu. Pensei, vou fazer uma iniciação porque é aquela primeira vez que a pessoa tem um contato, que chega, e, muitas das vezes, se apaixona”. Na metodologia pedagógica, o professor diz que “o teatro, dentre tantas outras metodologias existentes, tanto no campo da educação como no campo da cultura, artisticamente, ele vem ajudando as crianças a se desenvolverem como pessoa, a melhorar a sua fala, a melhorar a sua autoestima, ver como eles podem se comportar em diversas maneiras, saber que o corpo também tem que ser cuidado, o corpo é a sua base, ele é o seu alicerce de vida e de trabalho. Estou muito feliz com essa primeira etapa que a gente concluiu, as pessoas que fizeram gostaram bastante”, diz agradecendo a todos os envolvidos, pois as pessoas precisam do teatro.
O professor destaca ainda que o profissional tem que se preparar para os nossos alunos. “Eu tinha um aluno que era autista, ele é muito presente, não faltava, e tive que me preparar bastante, ele impactou muito o meu modo de falar, de ver, de pensar, porque eu sou professor da rede pública, trabalhei na sala de aula com alunos com autismo, mas na escola eu não consigo trabalhar o teatro, dou aula de outras artes, inclusive de outras matérias. Dessa vez foi no teatro em si, no palco, ele tem vontade, e isso mostra o tamanho da força que o teatro tem para transformar as pessoas em seres melhores, inclusive aquelas que possuíam alguma dificuldade na vida, que nasceram com alguma deficiência”, pontuou.
Para dar continuidade ao curso, a Escola de Artes Beija-Flor recebe a professora Deusa Maria, uma Artista Popular Acreana e Agente Territorial de Cultura pelo Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), que atua como brincante de cultura popular, atriz, repentista, diretora de teatro, contadora de histórias, pesquisadora, cantora popular e oficineira. Sua formação acadêmica inclui a licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Técnico em Teatro pela Usina de Artes João Donato.
“Faço teatro desde pequena e sempre estive envolvida com a cultura popular ao longo da minha trajetória. Com o tempo, aprendi o quanto a arte tem o poder de transformar vidas. Participei de diversas manifestações culturais e, agora, como professora, tenho a alegria de compartilhar esse aprendizado com vocês. Ensinar teatro é uma paixão para mim, e estou muito entusiasmada com essa nova experiência”, afirma.
Romário Feitosa, diretor da Escola e presidente da Cia Cata-Vento’s de Cultura, todo trabalho realizado para fortalecer a cultura volta para a sociedade. “É emocionante ver nosso trabalho dando frutos, ainda mais quando um professor nosso segue para o doutorado em artes cênicas. A Cia Cata-Ventos existe para isso, para valorizar e profissionalizar os trabalhadores da arte e cultura, que são agentes de transformação social. Arte e cultura são nossa identidade e história, é direito e cidadania, e nosso compromisso é garantir oportunidades reais para quem atua nesse setor. Ver um professor nosso avançando reforça que estamos no caminho certo, investindo no futuro da cultura e da nossa gente”.
Com o encerramento dessa etapa, a Escola de Artes Beija-Flor anuncia que as inscrições para novas turmas estão abertas. Os interessados podem se inscrever no site https://www.ciacataventos.org/. Para mais informações siga o Instagram @ciacataventos ou @escoladeartesbeijaflor.
Fonte: Assessoria