Uma cobra da espécie Drymarchon corais, popularmente conhecida como surucucu-facão ou limpa-pasto, foi atropelada na estrada da Área de Proteção Ambiental (APA) Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco. O caso foi registrado pelo jornalista Altino Machado, que publicou o relato neste sábado, 8.
Segundo o relato, um motorista de ônibus guiou deliberadamente o veículo para a contramão, saindo da faixa dupla contínua, apenas para atingir o animal.
Ainda na publicação, Machado afirma que procurou o biólogo e pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Paulo Bernarde, que explicou que a cobra atropelada não é peçonhenta e tem um papel fundamental no equilíbrio ambiental.
“Essa é uma Drymarchon corais, cujo nome popular varia de região para região: surucucu facão e limpa-pasto. Não é peçonhenta e se alimenta de ratos, potenciais transmissores da leptospirose”, publicou.
Machado informou ter encaminhado os vídeos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) para que o motorista possa ser identificado e responsabilizado pela ação.
Ver essa foto no Instagram