Lua, Sol e Terra alinhados! Sim, o acreano poderá ver, na madrugada desta sexta-feira, 14, o eclipse total da Lua. O evento atinge a totalidade às 1h58, horário do Acre, e também deve ser visto em toda a América do Norte, Central e do Sul. Ao longo da noite, a Lua sumirá com a sombra da Terra passando na frente. Por isso, o evento também é conhecido como “Lua de Sangue”.
No eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua, de modo que há dois tipos de sombra: a umbra, e a penumbra.
A umbra é a sombra mais escura, que não recebe luz solar; já a penumbra é a sombra mais clara, que recebe um pouco de luminosidade. Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra.
Nesta madrugada, os acreanos poderão ver o eclipse total. No ponto máximo, às 1h38, a Lua ficará imersa na umbra (região em que não há iluminação direta do sol) até 2h31 quando começará a sair para a penumbra (ponto de transição da sombra para a luz) e voltaremos a assistir o eclipse parcial e depois novamente o penumbral.
Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh.