12 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

12 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Projeto de compostagem de Rio Branco é selecionado como exemplo de gestão ambiental na Amazônia Legal

Iniciativa “Ciclo Verde”, da Prefeitura, transforma resíduos orgânicos em adubo usado em hortas e ações sociais, e integra guia de boas práticas que será referência para municípios da região.

Assessoria por Assessoria
24/04/2025 - 08:39
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Manda no zap!CompartilharTuitar

A cidade de Rio Branco foi selecionada para integrar o Guia de Boas Práticas de Gestão Ambiental Urbana dos Municípios da Amazônia Legal, uma importante iniciativa que reconhece ações exemplares de sustentabilidade que podem ser replicadas por outros municípios da região. Entre mais de 70 projetos inscritos, a capital acreana se destacou com a proposta “Ciclo Verde: Cultivando Sustentabilidade”, idealizada pela Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O projeto é executado na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) e consiste na compostagem de resíduos orgânicos como frutas, verduras e sobras de alimentos provenientes da coleta seletiva. Esse material é transformado em adubo orgânico, utilizado em hortas escolares, áreas de paisagismo urbano e, especialmente, na horta da própria unidade, que abastece com cerca de 40 kg semanais de hortaliças o Restaurante Popular de Rio Branco. A iniciativa alimenta diariamente cerca de 650 pessoas, incluindo usuários dos centros de acolhimento e da casa de passagem para imigrantes.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, a seleção no edital é um marco importante. “A ideia do guia é reunir exemplos de sucesso na gestão ambiental urbana. Entre mais de 70 propostas, o projeto de Rio Branco foi reconhecido como uma boa prática. O Ciclo Verde envolve a compostagem na UTRE, e o composto gerado é usado desde hortas escolares até ações de arborização e paisagismo urbano. Isso gera economia de recursos e fortalece a segurança alimentar do município. Esse reconhecimento muito nos orgulha”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Além de fortalecer o combate ao desperdício e fomentar a economia circular, o projeto tem forte impacto social. Ele beneficia diretamente mais de 100 mil pessoas na Regional da Baixada da Sobral, região onde está localizado o Restaurante Popular. Os principais atendidos são pessoas em situação de vulnerabilidade, como idosos, moradores de rua, mães solo e imigrantes. Com a ampliação da coleta seletiva, a meta é alcançar também a agricultura familiar.

O prefeito Tião Bocalom destacou o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável. “Realmente estamos tirando as boas ideias do papel e colocando em prática. Esse é um exemplo claro de como ações ambientais podem ser efetivas e beneficiar diretamente a população. É mais do que discurso: é resultado”.

Além dos impactos ambientais e sociais, o projeto é financeiramente viável e facilmente replicável em outros municípios. Segundo o plano apresentado, a implantação ainda envolve parcerias com outras secretarias municipais, fortalecendo a atuação integrada dos organismos da prefeitura na promoção do bem-estar e justiça social.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Acre lidera ranking nacional de incidência de zika vírus, com maior número de casos por habitante no país

Próxima Notícia

Gladson parabeniza Tarauacá pelos seus 112 anos: ‘constrói sua história com coragem’

Mais Notícias

Festival híbrido aconteceu neste final de semana, em São Paulo (SP). Foto: Cedida
Geral

Acre discute turismo e tradições culturais indígenas no Festival Híbrido, em São Paulo

12/10/2025
Bocalom, Mailza e outras autoridades acreanas homenageiam Ramon Dino
Geral

Bocalom, Mailza e outras autoridades acreanas homenageiam Ramon Dino

12/10/2025
Foto: Divulgação
3º destaque

Escritora do Acre lança romance que aborda transexualidade, alcoolismo e violência

12/10/2025
Equipe da Escola Olavo Bilac, do Acre, ganhou de 8 a 3 da equipe do Piauí. Foto: Cedida/Divulgação
Geral

Equipe acreana de futsal conquista mais uma medalha nos jogos escolares

12/10/2025
Servidores do Ipem atestam a qualidade dos brinquedos, conforme as regras do Inmetro. Foto: Rosi Sabóia/Ipem
Geral

Ipem-AC reforça fiscalização de brinquedos na Operação Criança Segura e orienta consumidores

12/10/2025
'É um orgulho imenso ver um acreano brilhar', diz Gladson sobre vitória inédita de Dino
Geral

‘É um orgulho imenso ver um acreano brilhar’, diz Gladson sobre vitória inédita de Dino

12/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução/Instagram

Gladson parabeniza Tarauacá pelos seus 112 anos: 'constrói sua história com coragem'

Foto: arquivo/Secom

Nova lei garante execução de R$ 4 milhões em emendas para cada deputado estadual no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre