O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sancionou nesta quinta-feira,14, o projeto de lei complementar aprovado na véspera pela Câmara Municipal que autoriza o empréstimo de R$ 67 milhões para aquisição de novos ônibus para o sistema de transporte público da capital.
Em seu discurso durante a cerimônia de assinatura, Bocalom afirmou que o projeto marca o início de uma “revolução” na mobilidade urbana da cidade, com investimentos em infraestrutura e na qualidade do serviço prestado à população.
Além disso, o prefeito criticou gestões anteriores, afirmando que tiveram oportunidades, mas não executaram projetos estruturantes. “Diziam que não dava pra fazer creche, viaduto, mecanização agrícola com recurso próprio. Mas nós estamos fazendo. E por isso tem gente esperneando”, provocou, após a oposição na Câmara de Rio Branco ter classificado a retomada, às pressas, da sessão de quarta-feira, 14, para votação do projeto de lei.
Mudar a realidade
Segundo o prefeito, o objetivo é transformar a realidade do transporte coletivo, que hoje sofre com a baixa qualidade e a consequente perda de usuários. “Nossas avenidas estão entupidas de carros porque o transporte coletivo não funciona como deveria. A gente quer mudar isso, quer ônibus novos, com ar-condicionado, pontuais e não poluentes”, declarou.
O projeto prevê a compra de veículos modernos com financiamento federal, em condições vantajosas. “Esse financiamento tem juros muito baixos, mais baixos do que qualquer banco ofereceria. É um projeto do governo federal, e a gente está aproveitando essa oportunidade”, explicou.
Bocalom também anunciou obras de infraestrutura que darão suporte ao novo modelo de mobilidade, como a construção de viadutos e a transformação da Avenida Ceará em uma via expressa. A ideia é permitir que os ônibus se desloquem com mais rapidez e eficiência. “Um ônibus saindo da universidade vai poder chegar ao centro rapidamente, com conforto e segurança. Até eu deixaria o carro em casa”, comentou.
A nova licitação do transporte público está prevista para o final deste ano ou início de 2026. A partir dela, os novos ônibus começarão a circular, segundo o prefeito. “Quem vai ganhar com tudo isso é o povo. Vamos oferecer um transporte digno, moderno e eficiente para todos”, concluiu.

“O povo vinha cobrando melhorias”
O líder do prefeito na Câmara, vereador Tanízio Sá, destacou a importância da aprovação unânime do projeto. Segundo ele, a iniciativa, viabilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) atende a uma demanda antiga da população, que vinha reclamando da precariedade dos veículos em circulação.
“O povo vinha cobrando melhorias. Os ônibus estavam causando diversos transtornos. Agora, com essa frota nova, moderna, vamos trazer mais conforto, segurança e qualidade de vida para quem usa o transporte público”, afirmou o parlamentar.
Tanízio também comentou a postura da oposição, que, segundo ele, reconheceu a importância da proposta, mas preferiu não comparecer à votação. “Eles mesmos disseram na tribuna que votariam a favor, mas não quiseram dar o braço a torcer. Mesmo assim, o projeto foi aprovado por unanimidade pelos presentes, porque é algo que beneficia diretamente a população”, pontuou.
O vereador Márcio Mustafa, que também estava na cerimônia de assinatura, enfatizou que o projeto é do governo federal. “É um empréstimo em que o juros são muito baixos, mais baixos que fossem com qualquer outro banco. Então, foi legítimo que os vereadores da base aprovassem”, comentou;