Você já teve curiosidade de saber como é trabalhar com abelhas? A criação de espécies nativas sem ferrão é uma prática sustentável que ajuda na preservação do meio ambiente. Por isso, a Escola de Artes e Cultura Beija-flor oferece, nos dias 6, 10 e 14 de setembro, a oficina “Introdução à Criação de Abelhas Nativas Brasileiras”, em parceria com o meliponicultor e apicultor Feliphe Morais.
As aulas vão acontecer na Universidade Federal do Acre (Ufac) e no Meliponário Uruçu Cinzentas, no bairro Tucumã. As inscrições devem ser feitas online através deste link.
“Essa iniciativa surgiu pela necessidade de formar novos preservadores da natureza através das abelhas, pois o nosso estado é um dos melhores ambientes para a criação das abelhas nativas. Promovendo a prática sustentável da meliponicultura, que é criação de abelhas nativas sem ferrão, como atividade que beneficia o meio ambiente, gera renda e valoriza os conhecimentos tradicionais”, conta o ministrante.

Durante a oficina, os participantes terão acesso a aulas teóricas e práticas, passando pelo estudo da morfologia das abelhas, diversidade das espécies presentes na região e técnicas de manejo das colmeias em áreas rurais e urbanas. Em campo, os alunos aprenderão a identificar rainhas, pólen e mel, além de conhecer métodos para multiplicar as colônias de forma correta e sustentável.
“É necessário aprender a manejar as abelhas de forma correta e ter conhecimento da legislação ambiental presente em nosso país para não prejudicar a natureza e as abelhas”, explica.
Confira:
