Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura envia à Câmara nova proposta de subsídio ao transporte público; entenda o que mudou

Prefeitura envia à Câmara nova proposta de subsídio ao transporte público; entenda o que mudou

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Rio Branco encaminhou à Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 11, uma nova proposta de lei complementar para subsidiar a tarifa do transporte coletivo urbano. O texto substitui integralmente o conteúdo do anterior, que foi retirado da pauta após questionamentos sobre o impacto financeiro no orçamento municipal.

De acordo com o documento, o Executivo ajustou os parâmetros de cálculo e detalhou com maior precisão os valores estimados para o repasse às empresas operadoras. A ideia é que a medida garanta maior transparência e segurança jurídica à tramitação do projeto, além de facilitar o diálogo com os parlamentares.

O debate sobre a nova proposta deve ocorrer na terça-feira ,16. Mas, dependendo das conjunturas políticas, a agenda pode sofrer alterações. Veja, abaixo, os principais pontos de divergência entre o texto original e o novo documento, a partir das justificativas apresentadas pela prefeitura:

Estrutura legal e técnica do projeto

Cálculo do subsídio e impacto orçamentário

Objetivo e escopo da intervenção pública

Transparência e controle social

Linguagem e clareza normativa

Diferença de valor entre os dois projetos:

Motivos para o aumento:

Embora o novo modelo represente um custo maior, o Executivo defende que a proposta é mais transparente, tecnicamente sólida e compatível com a situação fiscal do município. Antes de chegar ao plenário, o projeto passa por análise jurídica e temática nas comissões, etapa em que pode receber emendas.

Se aprovado, segue para o prefeito, que pode sancionar ou vetar o texto. Em caso de sanção, a medida é promulgada e publicada, entrando em vigor como lei. Se houver veto, cabe à Câmara decidir se mantém ou derruba a decisão.

Sair da versão mobile