Se você tem um filho e tem vontade de colocá-lo em uma escola cívico-militar, a hora é esta. O Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade de Cruzeiro do Sul (CMDPII/CZS) abriu, na edição desta quinta-feira, 2, do Diário Oficial do Estado (DOE), processo seletivo para o ano letivo de 2026, oferecendo 130 vagas, sendo 90 para o 6º ano do Ensino Fundamental e 40 para a 1ª série do Ensino Médio. As inscrições estarão abertas de 20 a 31 de outubro, exclusivamente pela internet (leia o edital na íntegra abaixo).
O modelo de ensino do colégio combina a grade curricular regular com a disciplina e os valores cívico-militares. Podem concorrer estudantes da comunidade em geral, filhos de militares estaduais e candidatos enquadrados em categorias específicas, como baixa renda, residentes próximos à escola e pessoas com deficiência (PCD).
De acordo com o edital, até 50% das vagas serão reservadas a dependentes de militares estaduais. As demais serão distribuídas entre ampla concorrência e cotas para baixa renda, moradores do entorno escolar e PCD.
O processo seletivo será dividido em etapas. Para candidatos PCD haverá sorteio público no dia 17 de novembro. Já os demais inscritos participarão de uma prova escrita em 30 de novembro, composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática e uma produção textual. A classificação final será divulgada em dezembro.
As aulas do Ensino Fundamental serão no turno da manhã, enquanto o Ensino Médio funcionará no turno da tarde, com carga horária anual de até mil horas. A matrícula dos aprovados está prevista para janeiro de 2026.
Leia o edital na íntegra: