10 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Com caroço aparentemente inofensivo, menina é diagnosticada com câncer

Aos 11 anos, Melanie Wightman descobriu através de pequeno caroço na têmpora um cãncer ocular raro que levou à retirada do olho direito.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/12/2025 - 09:20
Reprodução / Redes Sociais

Reprodução / Redes Sociais

Manda no zap!CompartilharTuitar

A história de Melanie Wightman, hoje adolescente, começou com um sinal aparentemente simples e sem urgência: um pequeno caroço na têmpora. Ela tinha apenas 11 anos quando percebeu o inchaço, que inicialmente não provocava dor e não parecia indicar algo grave. A família acreditava que ela tinha se machucado enquanto brincava na rua.

Com o tempo, o aumento do volume chamou a atenção dos pais, que decidiram procurar atendimento médico. Foi então que a vida da jovem tomou um rumo inesperado. Após exames, os médicos identificaram um tipo de câncer, o melanoma ocular, que exigia tratamento imediato. A doença começa nos melanócitos, células que dão cor aos olhos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

No início, Melanie enfrentou o processo clássico que muitas crianças e adolescentes diagnosticados com tumores enfrentam: biópsias, idas recorrentes ao hospital, expectativas por resultados e longas conversas com a equipe médica. Porém, meses depois, surgiu a notícia mais difícil.

Como relatado pela jovem em suas redes sociais, os médicos descobriram que o câncer havia comprometido o olho direito. A menina, que até então seguia confiante diante das sessões de tratamento, recebeu a orientação de que a remoção do olho seria necessária para salvar sua vida.

Ela precisou lidar não apenas com as implicações médicas, mas com mudanças profundas na própria identidade e na forma como se enxergava — e como seria vista pelo mundo.

Melanie conta que essa fase foi uma das mais desafiadoras. “Eu me lembro que tudo o que queria era ser vista como normal; ser vista como bonita. Lembro do médico me dizendo que eu pareceria diferente sem meu olho direito”, escreveu.

No entanto, a resposta que ela deu naquele momento se tornaria um mantra para toda a sua recuperação: “Aren’t we all a little different?” (“Nós não somos todos um pouco diferentes?”). A frase, que nasceu no consultório, refletia uma resiliência impressionante para alguém tão jovem.

Melanie diz que antes que antes escondia sua cicatriz, mas aprendeu a vê-la como parte de quem é: “Perder o olho e meu cabelo me ensinou a amar todas as versões de mim mesma. Espero que as pessoas possam tirar algo da minha história”.

Foto colorida de jovem de cabelos descoloridos, sem um olho com maquiagem ao redor - vítima de câncer - Metrópoles.
Reprodução / Redes sociais

A jovem também usa sua experiência para acolher outras pessoas que enfrentam diagnósticos parecidos, sobretudo crianças e adolescentes que passam pelas mesmas dúvidas e temores.

Em uma mensagem publicada em 2 de fevereiro de 2022, Dia Mundial do Câncer, Melanie reforçou que a doença não define quem uma pessoa é. “Você é muito mais do que seu diagnóstico”, afirmou, direcionando palavras de incentivo a quem segue em tratamento ou já enfrentou a doença.

Melanie resume a maturidade com que ela passou a enxergar a própria trajetória. Diante da imprevisibilidade imposta pelo câncer, ela afirma ter aprendido a valorizar cada dia.

Sua história, marcada por dor, coragem e transformação, mostra como um diagnóstico devastador pode se desdobrar em uma jornada de força — e como uma cicatriz pode se tornar símbolo de vida.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Governo altera local da inspeção médica do concurso da Educação por três dias; veja como fica atendimento

Mais Notícias

Getty Images
7º guia gazeta

Refri zero é saudável? Mito ganha força, apesar de riscos à saúde

09/12/2025
Estudo analisou o impacto do exercício da criatividade ao bom funcionamento cerebral durante a velhice — Foto: Getty Images
7º guia gazeta

Exercitar a criatividade pode atrasar o envelhecimento cerebral, diz estudo

09/12/2025
Reprodução/ Getty Images
7º guia gazeta

Criador do Orkut diz estar desenvolvendo rede social de conexão e cura

09/12/2025
Kerstin Gurtner no pico mais alto da Áustria pouco antes de ser 'abandonada para morrer' — Foto: Reprodução
7º guia gazeta

Mulher tirou última foto em montanha gelada antes de ser ‘abandonada para morrer’ pelo namorado

08/12/2025
Ator de 'A Paixão de Cristo' viverá Jair Bolsonaro nos cinemas; saiba mais
7º guia gazeta

Ator de ‘A Paixão de Cristo’ viverá Jair Bolsonaro nos cinemas; saiba mais

07/12/2025
Foto: Reprodução
7º guia gazeta

Xô, mau humor: decreto de prefeito francês “obriga” moradores a sorrir

05/12/2025
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre