Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gladson se manifesta sobre julgamento no STJ e reforça confiança na Justiça: “Sigo trabalhando de forma confiante e serena”

Gladson se manifesta sobre julgamento no STJ e reforça confiança na Justiça: “Sigo trabalhando de forma confiante e serena”

Foto: Juan Vicent Diaz

O governador do Acre, Gladson Camelí (PP), divulgou nesta quarta-feira, 17, uma nota oficial à população para esclarecer sua posição sobre o julgamento iniciado hoje no Superior Tribunal de Justiça (STJ), referente à Operação Ptolomeu.

Na nota, Camelí enfatiza que o julgamento foi suspenso sem conclusão final devido ao pedido de vista do ministro revisor, e que até o momento há apenas a leitura da sugestão de voto da relatora. O governador ressaltou que faltava a exposição do voto da ampla maioria dos ministros, tornando qualquer resultado totalmente inconclusivo.

O governador destacou que, mesmo que houvesse um posicionamento negativo durante o julgamento, ainda caberia recurso, e que qualquer decisão definitiva só poderá ocorrer após o trânsito em julgado da ação.

“Sigo trabalhando de forma confiante e serena, acreditando na Justiça e nas Instituições, desempenhando, com dedicação e afinco, o trabalho em prol do povo acreano, a quem agradeço as manifestações de confiança e apoio”, afirmou Camelí na nota.

O processo em análise no STJ investiga supostos crimes cometidos pelo governador desde 2019, incluindo fraudes em licitação, desvio de recursos públicos, peculato, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e constituição e participação em organização criminosa.

O julgamento iniciado nesta quarta-feira contou com o voto da ministra relatora Nancy Andrighi, que votou pela procedência da denúncia, sugerindo a condenação de Gladson Camelí a 25 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial fechado, pagamento de 600 dias-multa, perda imediata do cargo de governador e indenização de R$ 11,78 milhões por danos morais coletivos.

No entanto, a sessão foi suspensa após pedido de vista do ministro revisor João Otávio de Noronha, que analisará todos os pontos do processo, incluindo as preliminares da defesa, e deve apresentar seu voto em janeiro de 2026. Até lá, o voto da relatora permanece como uma indicação de condenação, sem efeito jurídico definitivo.

Paralelamente, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para anular parte das provas produzidas contra Gladson Camelí na Operação Ptolomeu, que apura supostos desvios de recursos públicos. A decisão do STF impacta parcialmente o processo, mas não impede que o STJ continue analisando outros elementos da denúncia.

Veja a nota do governador na íntegra

O governador do Estado do Acre, Gladson Camelí, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos à população:

O julgamento a respeito do processo sobre a Operação Ptolomeu, iniciado durante a tarde de hoje, foi suspenso sem conclusão final, até a definição de nova data para ser retomado;

Até agora, o que se tem é apenas a leitura e sugestão da relatora, a ministra Fátima Nancy Andrigui, a respeito da sua posição diante das alegações da acusação;

No momento da suspensão do julgamento em razão de um pedido de vistas, faltava a exposição do voto da ampla maioria dos ministros, o que torna o resultado totalmente inconclusivo;

Mesmo que houvesse um posicionamento negativo no julgamento dessa corte, ainda caberia recurso, sendo que qualquer definição só pode ocorrer após o trânsito em julgado da ação.

Sigo trabalhando de forma confiante e serena, acreditando na Justiça e nas Instituições, desempenhando, com dedicação e afinco, o trabalho em prol do povo acreano, a quem agradeço as manifestações de confiança e apoio.

Gladson de Lima Camelí
Governador do Acre

Sair da versão mobile