Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governo do Acre entrega mais de 380 títulos definitivos em Cruzeiro do Sul

Governo do Acre entrega mais de 380 títulos definitivos em Cruzeiro do Sul

Beneficiada recebe título definitivo durante solenidade em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Santos/ Secom

A espera de anos pelo documento definitivo da casa ou da terra terminou para 382 famílias em Cruzeiro do Sul. O governo do Acre realizou, na manhã desta sexta-feira, 27, a entrega dos títulos de propriedade por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), dentro dos programas Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal.

Do total, 364 títulos urbanos foram destinados a moradores dos bairros 25 de Agosto e Copacabana, dez títulos rurais contemplaram famílias do Polo Agroflorestal de Cruzeiro do Sul e outros oito foram entregues a entidades religiosas. A solenidade ocorreu no auditório da Escola Estadual Professor Flodoardo Cabral.

Com o título definitivo, o imóvel passa a pertencer oficialmente à família ou instituição, garantindo segurança jurídica, possibilidade de acesso a crédito e valorização do patrimônio.

Regularização fundiária

Durante o evento, o governador Gladson Camelí destacou o impacto social da política de regularização.

“Nossa administração está empenhada em conceder cidadania e direitos iguais a todos os cidadãos, visando diminuir as desigualdades. Neste momento, estamos entregando 382 títulos de propriedade, abrangendo áreas urbanas e rurais, o que beneficiará 382 famílias. Este é um investimento que conta com a parceria e o apoio do Iteracre, ao qual agradeço, em especial à Gabriela, por sua colaboração. O programa ‘Minha Casa’ é uma iniciativa nossa, que já proporcionou a entrega de mais de dez mil títulos em todo o estado. Assim, dez mil famílias têm agora a documentação de suas residências, um ato que promove a cidadania e valoriza as pessoas. Nosso compromisso é com o bem-estar da população”, afirmou.

O governador também ressaltou que a entrega ocorre por meio dos programas Minha Terra de Papel Passado e Igreja Legal, com ações nos 22 municípios acreanos.

A vice-governadora Mailza Assis reforçou o alcance da iniciativa. “Hoje, 382 famílias estão sendo contempladas com a entrega de seus títulos definitivos. Ao longo da gestão, mais de dez mil famílias já foram beneficiadas, o que demonstra nosso compromisso em cuidar das pessoas e assegurar a regularização de suas propriedades, fundamental para sua tranquilidade e estabilidade”, declarou.

A presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, explicou que o processo envolve etapas técnicas, jurídicas e sociais.

“Foi na gestão do governador Gladson Camelí, com o apoio da vice-governadora Mailza Assis, que o Acre retomou a regularização fundiária na zona rural, instituindo o programa Minha Terra Legal para garantir segurança jurídica às famílias. Em Cruzeiro do Sul, já são mais de R$ 16 milhões investidos na regularização de imóveis e na entrega de títulos definitivos. A iniciativa assegura o direito à moradia, facilita o acesso ao crédito e pode valorizar os imóveis em até 30%, fortalecendo tanto as famílias quanto o desenvolvimento do município”, explicou.

A ação contou com participação do Iteracre, Tribunal de Justiça, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e Cartório de Registro de Imóveis e de Títulos e Documentos do município.

Morador do bairro 25 de Agosto há mais de 25 anos, Ermesson Santiago relatou a importância do documento. “Primeiramente, devemos agradecer a Deus e, em seguida, ao nosso governador Gladson Camelí, por este importante trabalho relacionado à entrega dos títulos. Para nós, beneficiados, representa maior segurança sobre a posse da terra. Isso fortalece a integridade de todo o nosso patrimônio, trazendo uma grande melhoria”, afirmou.

Com investimento total de R$ 4,5 milhões, a iniciativa integra a política estadual de regularização fundiária, com foco na segurança jurídica das famílias e no fortalecimento do desenvolvimento urbano e rural.

Sair da versão mobile