Comitiva da Califórnia elogia práticas ambientais e econômicas do Acre – Jornal A Gazeta

Comitiva da Califórnia elogia práticas ambientais e econômicas do Acre

Acre e Califórnia mantêm parceria na troca de experiências entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. (Foto: Sergio Vale/ Secom)
Acre e Califórnia mantêm parceria na troca de experiências entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. (Foto: Sergio Vale/ Secom)

O governador Tião Viana recebeu na manhã desta sexta-feira, 15, na Casa Civil, uma comitiva do governo da Califórnia (EUA), que veio ao Estado para conhecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade ambiental. Acre e Califórnia mantêm uma parceria de longa data. O Estado americano é um dos mais avançados em práticas ambientais dos EUA e considera o Acre como referência nesse setor.

“Estamos associando a preservação ambiental e o aumento da renda, justamente para tirar a pressão do desmatamento. Isso não é converter a floresta em áreas de produção, mas aproveitar as áreas já abertas para transformar em áreas de produção”, destacou o governador.

Os americanos tiveram um apanhado do projeto de piscicultura aliado ao manejo das águas, que planeja transformar a Peixes da Amazônia no maior complexo de piscicultura do Brasil. O governador também apresentou a meta de triplicar o rebanho bovino acreano, diminuindo o desmatamento em 80% até 2020, além do projeto de suinocultura no Alto Acre, voltado principalmente para a exportação.

Os investimentos em árvores frutíferas também foram mostrados, principalmente nos plantios de açaí e coco, que já começam a dar resultados, além de o Acre ser hoje o maior produtor e beneficiador de castanha do Brasil. O Estado também tem dado novos passos no manejo de madeira e se prepara para abrir uma fábrica de beneficiamento de bambu. O projeto do Politécnico de Milão na tecnologia de designer para madeira também foi mostrado.

Troca de experiências
“O governo da Califórnia é muito interessado em saber das boas práticas do Acre, não só com o manejo sustentável das florestas, mas também do desenvolvimento econômico, em gerar emprego na floresta, principalmente porque a Califórnia também tem enfrentado os mesmos desafios. Então o Acre é um exemplo para nosso Estado”, disse Kenneth Alex, assessor do governo da Califórnia.

A comitiva californiana também se interessou pelas políticas públicas indígenas do Acre. Stephan Schwartzman, da Environmental Defense Fund (EDF), já conhece o Acre há muito tempo e foi um dos que levou Chico Mendes aos Estados Unidos. “Da mesma forma que a Califórnia vem mostrando o caminho para os EUA no futuro, principalmente no aspecto de políticas ambientais, o Acre faz a mesma coisa aqui no Brasil”, disse.

O grupo de americanos, junto com representantes do Governo do Acre, passará ainda dois dias no Estado, com visitas agendadas a projetos em Cruzeiro do Sul e Xapuri. A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, relata a importância dessa parceria: “São vários governos de vários países nessa força para entender as mudanças climáticas. O Acre é inovador nessas políticas adotadas há 16 anos, unindo várias cadeias produtivas, e a Califórnia vai assinar um novo acordo conosco, ampliando a parceria”. (Samuel Bryan / Agência Acre)

Assuntos desta notícia