Governo aumenta carga horária de servidores da OCA e dá aumento salarial – Jornal A Gazeta

Governo aumenta carga horária de servidores da OCA e dá aumento salarial

Oito servidores que ocupam cargo técnico em gestão pública na Organização em Centros de Atendimento (OCA) terão 10h a mais de trabalho durante a semana. O decreto assinado pelo Governo do Estado foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, 11.

Com a mudança, os servidores passam a trabalhar 40 horas semanais, em dois turnos completos. Antes, a jornada de trabalho deles era de 30 horas, ou seja, 6 horas corridas por dia.

Também haverá uma complementação de 33% nos salários desses servidores – que corresponde a pouco mais de R$ 700.

Segundo o decreto, a decisão é para garantir o atendimento contínuo à população que procura os serviços oferecidos na OCA. A Secretaria de Gestão Administrativa informou que essa foi uma medida extraordinária e específica para a Central de Atendimento.

A servidora pública Lea Santana é uma das pessoas que ocupa um cargo técnico na OCA. Para ela, a mudança pode melhorar o fluxo de atendimento no local.

“Aumentou a carga horária e vai aumentar a demanda. Só que, como a população está acostumada com o horário da manhã, a nossa sobrecarga vai ser exclusivamente pela manhã. À tarde é mais tranquilo. Mas, a OCA tem que funcionar durante, pelo menos, oito horas por dia”, afirma.

Santana explica ainda que os 33% de aumento no salário é previsto em lei, e não se trata de uma gratificação, como foi noticiado por alguns meios de comunicação. “Não é um reajuste, é uma complementação de horas. Alguns sites se equivocaram ao dar a informação”.

Vale ressaltar que o horário de atendimento ao público permanece das 7h30 às 15h30. O aumento na jornada de trabalho dos servidores públicos é para manutenção de serviços internos.

BRUNA MELLO

Assuntos desta notícia