1 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Juiz do Tribunal do Júri reúne processos do Caso Clerisnar

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/11/2009 - 06:25
Manda no zap!CompartilharTuitar

O juiz da Vara do Tribunal do Júri da comarca de Rio Branco, Leandro Leri Gross, solicitou a titular da 2ª Vara Criminal a devolução dos autos, onde o ex-comandante da Polícia Militar do Acre, Aureliano Pascoal Duarte Pinheiro Neto, é acusado de participação na série de crimes praticados contra Clerisnar dos Santos Alves, mulher de José Hugo, acusado de assassinar Itamar Pascoal (1996).

A decisão do juiz tem como base o acórdão 8.712, onde em virtude de julgamento de Conflito Negativo de Competência entre a 4ª Vara Criminal e a Vara do Tribunal do Júri, os desembargadores entenderam que cabe a última o julgamento dos processos relativos ao caso, haja vista terem conexão com outros crimes dolosos contra a vida, já julgados pela mesma.

Com isso, os três processos que apuram o caso devem ser julgados conjuntamente, em data ainda a ser definida pelo juiz. Figuram como réus: o ex-deputado federal Hildebrando Pas-coal, Marcos Antônio César da Silva, Manoel Maria Lopes da Silva, Alex Fernandes de Barros, Ney Ari Bandeira Roque e Aureliano Pascoal.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Todos são acusados pela prática dos crimes de constrangimento ilegal, seqüestro e cárcere privado, além da violação de domicílio, contra Clerisnar dos Santos. O caso foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE), em 1999, junto com o assassinato do mecânico Agilson Firmino dos Santos, o Baiano.

Segundo a denúncia oferecida pelo MPE, a seqüência de crimes teve por motivação o assassinato de Itamar Pascoal. Clerisnar e os dois filhos menores (7 e 10 anos, à época), teriam sido seqüestrados e mantidos em cárcere privado a fim de atrair José Hugo, o que acabou não acontecendo. Da mesma forma que Baia-no teria sido morto por não informar o paradeiro do mesmo.

Sanderson Moura fora do caso – O advogado Sanderson Moura não vai atuar na defesa do ex-deputado Hildebrando Pascoal, neste caso. Sua participação se deu exclusivamente no Caso Baiano, conforme solicitação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, por solicitação do réu. Diante disso, o juiz deve intimar o réu para apresentar novo advogado e caso ele não disponha de nenhum, lhe será nomeado um defensor público.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Feijó atrai empresa madeireira com sede na China

Próxima Notícia

Aneel confirma redução de 5,74% na energia do Acre

Mais Notícias

Foto: Assessoria
3º destaque

Vacinação e adoção de cães e gatos movimentam o Via Verde Shopping neste domingo

01/02/2026
A IA tem como objetivo criar um acervo cultural indígena e se tornar um meio de monetização das comunidades. Foto: Reprodução
5º destaque

IA criada por mulheres indígenas promove preservação cultural e economia nas aldeias

01/02/2026
O volume de  chuvas foi mais de três vezes maior do que o esperado. Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Com 592,3mm, janeiro teve três vezes mais chuvas do que o previsto pela Defesa Civil

01/02/2026
O carnaval teve seu pontapé inicial dado nesta noite de sábado. Foto: A Gazeta do Acre/Juan Diaz
Geral

Lançamento do Carnaval 2026 anima Praça da Revolução na noite de sábado em Rio Branco; veja fotos

31/01/2026
Viegas disse que a decoração do carnaval será surpresa. Foto: A Gazeta do Acre
Geral

Presidente da FGB diz que carnaval de Rio Branco aposta em retomada de tradições e folia para todos os públicos

31/01/2026
O caso aconteceu no bairro Alto Alegre. Foto: A Gazeta do Acre
2º destaque

Motociclista perde o controle, cai e é internado em estado grave

31/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Aneel confirma redução de 5,74% na energia do Acre

Presos usavam a Bíblia para esconder a contabilidade da venda da droga dentro do presídio

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre