Brasiléia amplia serviço de atendimento social

Com aproximadamente vinte mil habitantes, o município de Brasiléia vive todos os problemas típicos das áreas de fronteira.

No local onde a delegacia da mulher não passa de uma gerência dentro da delegacia de polícia,  o tráfico e o uso de drogas crescem de maneira assustadora e o uso de bebida alcoólica é uma constante, os abusos contra as mulheres se multiplicam.

Só no Centro de Referência para Mulheres Vítimas de Violência (CRMV), que funciona no centro da cidade de Brasiléia, a média é de 100 mulheres em cada curso. Todas elas vítimas de violência infra-familiar.

A dificuldade de locomoção faz com que os funcionários do CRMV possam atender apenas os casos de mulheres que vem até eles. Por isso a emenda da deputada federal Perpétua Almeida, no valor de R$ 100 mil, foi utilizada para a aquisição de uma van que será utilizada para agilizar o serviço de atendimento social do município.

“Só temos a agradecer pelos investimentos na área so-cial, até agora tivemos muitos problemas, dificuldade mesmo com transporte. A van vai facilitar muito o nosso trabalho”, declarou a secretária municipal de cidadania e ação social Adriana S. da Costa.
As educandas do CRMV fizeram um ato de agradecimento à deputada Perpétua Almeida, que contou com a presença da prefeita Leila Galvão (PT) e do vereador Rai-mundo Lacerda (PCdoB).

Lacerda destacou o empenho da deputada comunista em beneficiar com emendas os 22 municípios do Estado, apesar de cada parlamentar só ter direito a 25 emendas. “A gente vê que com ela (Perpétua), o dinheiro acaba chegando em todos os cantos e não somente nos lugares onde foi bem votada. Brasiléia por exemplo, já recebeu vários benefícios como as peladeiras de arroz que já estão beneficiando os moradores da área rural”, destacou o vereador.

“Os recursos do município são muito pequenos para a grandeza dos nossos sonhos. Se não fossem as emendas parlamentares de deputados empenhados como a deputada Perpétua Almeida, nossas realizações se-riam muito menores”, salientou a prefeita Leila Galvão.
Para a deputada comunista os investimentos nas áreas social e rural são as prioridades do mandato.

“Eu fico muito feliz de encontrar aqui, neste momento, companheiras que estão superando a dor e as marcas de uma vida de violência através dos cursos profissionalizantes, que já estão ganhando um dinheirinho, tocando a vida. É isso o que a gente quer, salvar nossas mulheres da falta de oportunidades. Creio que com essa união podemos conseguir muito mais. Mulher é assim, tem mais é que se ajudar”, comemorou a deputada federal Perpétua Almeida, que ouviu novas reivindicações para emendas futuras.

 

 

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation