Henrique pede ao MEC criação da Universidade Federal da Floresta no Juruá

Depois de várias manifestações estudantis, e de pedidos apresentados por um grupo de professores do Campus de Cruzeiro do Sul, o deputado federal Henrique Afonso apresentou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, Requerimento de Indicação nº 5.761/2009 solicitando que seja criada a Universidade Federal da Floresta no Juruá, a partir do desmembramento do Campus Floresta da Ufac, passando a constituir uma instituição autônoma. 

O Campus de Cruzeiro do Sul ofertou durante 16 anos os cursos de Letras e Pedagogia. O projeto da Universidade da Floresta, articulado pelo deputado desde 2003, possibilitou a construção do novo Campus chamado “Ufac – Floresta”, inaugurado pelo ministro da Educação em 2007, que abriu novos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem e Engenharia Florestal, Jornalismo e Formação de Docentes Indígenas. Em 2010 ofertará o curso de Direito.

As três unidades integradas que compõem o complexo “Universidade da Floresta” já foram aprovadas em 2005 e estão em processo de implantação com recursos financeiros do Ministério da Educação, Ministério de Ciência e Tecnologia e Ministério do Meio Ambiente, somando quase R$ 10 milhões: Instituto da Biodiversidade  e Manejo dos Recursos Naturais (em construção),  o Centro de Formação e Tecnologias da Floresta- Ceflora e o Campus da “Ufac Floresta” inaugurado pelo ministro da Educação em 2007, como uma extensão da Universidade Federal do Acre.

De acordo com as argumentações do deputado, os princípios e diretrizes da Universidade da Floresta nem sempre conseguem estar em sintonia no que diz respeito aos projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão prioritários da sede, pelas dificuldades como excessiva centralização das decisões administrativas e gestões em Rio Branco, o que justifica a necessidade de desmembrar o Campus, dando as condições necessárias para que alcance o status  e a autonomia para ser legalmente autônoma, ou seja, e para que sejam retomadas as articulações do projeto original com o Ceflora e o Instituto de Biodiversidade.

“A política educacional do Governo Lula  e do Governo do Estado oferecem condições políticas e operacionais favoráveis para a criação da Universidade da Floresta. Desta forma, por isto sugerimos ao Governo Federal  a transformação do Campus Ufac – Floresta na Universidade Federal da Floresta”, afirmou o deputado.

Assuntos desta notícia

Join the Conversation