Embrapa e Governo capacitam produtores para cultivo do café Conilon

Incorporar novas técnicas de cultivo e manejo do café conilon para desenvolver a cultura e garantir produtividade, qualidade e mercado para o produto. Com esta finalidade, a Embrapa Acre e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, capacitam produtores familiares e extensionistas dos municípios de Rio Branco e Acrelândia.

O curso acontece no Ramal Granada, localizado no Projeto de Assentamento Pedro Peixoto, no quilômetro 90 da BR-364, com aulas práticas em área de produção. Entre outros aspectos da cultura, o curso aborda técnicas de manejo, tratos culturais, condições de clima e solo para cultivo, seleção de cultivares, produção de mudas, colheita, secagem e beneficiamento. Ontem, os participantes visitaram áreas de produção para aula prática, a partir das 9h.

A atividade financiada com recursos do Programa Mais Alimentos, iniciativa do Governo Federal, conta com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), instituição, sediada em Vitória (ES), referência no desenvolvimento de tecnologias para o aumento da produtividade do café conilon e melhoria da qualidade do produto final (bebida).

A cafeicultura é uma importante atividade agrícola para o Brasil e está entre as commodities mais negociadas do mercado, apesar da constante oscilação nos preços. Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Paraná são os maiores produtores de café no ranking nacional.  (Ascom Embrapa)

Assuntos desta notícia

Join the Conversation