Uma missão iniciada na última terça-feira, 1º, pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) irá reparar e instalar comunicação via satélite em localidades acreanas que têm dificuldade de acesso a telefone e internet. As antenas VSAT (sigla para Very Small Aperture Terminal) são cedidas pelo Sipam a pedido de órgãos públicos e, ligadas a um computador e um aparelho telefônico, permitem a comunicação por voz e dados de forma gratuita e ininterrupta.
Cada antena possui um número que permite a ligação direta a outras antenas ou ao Centro Regional do Sipam em Porto Velho, responsável por encaminhar as ligações a qualquer outro telefone fixo do país. A falta de energia também não é problema, pois o equipamento pode ser alimentado por placa solar acoplada. “As vinte antenas instaladas no Acre passaram neste segundo semestre de 2009 para a responsabilidade do Sipam de Porto Velho, que poderá atuar mais facilmente nos reparos necessários devido à proximidade com o Estado”, explica Vitorinha Ouro, chefe da Divisão de Manutenção do Sipam local.
Nesse primeiro momento, serão reativadas 11 VSATS instaladas nos municípios de Senador Guiomard, Xapuri, Plácido de Castro, Brasiléia, Epitacio-lândia, Assis Brasil e Caxarari. Os aparelhos serão utilizados pelas prefeituras, Universidade Federal, Exército, Polícia Federal e Funai em suas sedes mais longínquas. Já as prefeituras de Porto Walter e Rodrigues Alves receberão o equipamento pela primeira vez. São duas equipes responsáveis pelo serviço, que iniciam os trabalhos em Porto Valter e Caxarari.
O fornecimento de aparatos de comunicação para a Amazônia é um dos trabalhos sob responsabilidade do Sipam, órgão federal ligado à Casa Civil da Presidência da República. (Ascom Sipam)