Alysson Bestene: “o mandato dos vereadores é independente”

Embora o odontólogo Alysson Bestene, 34, esteja apenas encerrando seu primeiro ano como parlamentar do município de Rio Branco, sua disposição em trilhar um caminho de independência é óbvia.

Eleito pelo Partido Progressista nas eleições de 2008 com 2.465 votos, Alysson tem a política em suas veias. Ainda na infância, costumava acompanhar o tio, Félix Bestene, em algumas atividades. O fato de Félix (que teve três mandatos de deputado estadual) ser seu padrinho, lhe influenciou bastante.

Após a morte de Félix, um outro tio continuou a alimentar a política no jovem. Desta vez entra em cena José Bestene, que deteve quatro mandatos de deputado estadual e se prepara para uma nova eleição em 2010.

Houve ainda a tia, Nabiha Bestene e muitos outros.

Com muitos planos para a carreira política, Alysson tem várias bandeiras, mas tem priorizado uma com muito zelo: a saúde.

Pelo fato de ser dentista, ele pretende manter o acompanhamento do funcionamento do setor no Estado.

Entre os projetos apresentados que o parlamentar considera um dos mais importantes é o que humaniza o atendimento nos postos de saúde da Capital, solicitando uma recepção pró-ativa para os pacientes.

Ao chegar no posto ou no centro de saúde, o paciente passará pela triagem de um grupo composto por um assistente social, um enfermeiro e um psicólogo.

“O importante é que essas pessoas tenham o acolhimento que merecem, e sejam tratadas de forma digna e correta”, disse Alysson.

Bestene também faz parte da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores e foi o relator da maioria das matérias da Casa em 2009.

Embora se auto-rotule membro da base de sustentação do prefeito Raimundo Angelim (PT), Alysson afirma que o que há atualmente na relação vereadores e prefeito é o primor pela dignidade e o respeito entre ambos.

O mandato de um vereador tem que ser independente, ele sendo da base de situação ou de oposição. O que for para melhorar a qualidade de vida da comunidade, eu sempre apoiarei. Mas, projetos pessoais e partidários não dizem respeito ao meu mandato”, disse.

Afirmando que hoje um dos maiores problemas da cidade de Rio Branco diz respeito a água e saneamento, o vereador lembra que pretende trabalhar fortemente nas áreas em 2010, além de apresentar um projeto de lei exigindo que haja eleições para escolher os diretores dos centros e postos de saúde da Capital.

“A população precisa participar dessas escolhas porque é ela que vai precisar desses serviços”, destaca.

Agradecendo as parce-rias com o deputado federal Gladson Cameli (PP), Alysson fez uma avaliação positiva do seu primeiro ano de mandato, lembrando que foi bem contemplado com a aceitação de suas indicações para construção de praças em vários bairros, entre outras reivindicações.

“Juntamente com o verea-dor Juracy e o deputado Glad-son Cameli, trabalhamos para fortalecer um trabalho em defesa da sociedade rio-branquense e fazer valer o compromisso do PP com a população acreana”, finalizou.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation