Binho firma acordo com Anvisa para curso de mestrado em gestão pública

binhoooo 
O Governo do Acre e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) firmaram ontem, 4, um acordo de cooperação para pós-graduação em gestão pública de 25 servidores estaduais. Em grau de mestrado stricto sensu, o curso será aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV, sede em Amazonas) um dos mais respeitáveis centros de especialização de recursos humanos do país. O termo de cooperação foi assinado entre o governador Binho Marques e o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo, durante seminário sobre controle sanitário de medicamentos, realizado no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco. “Esta parceria vai nos ajudar em algo extremamente importante”, disse o governador acerca da relevância do acordo. “Estamos realizando e avançando porque temos boas parcerias”.

A cerimônia contou com a presença do senador Tião Viana, articulador político do convênio; do superintendente do Instituto do Coração (InCor), Noedir Antônio Stolf; Américo Fialdini, diretor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap); prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim; Luiz Tchê, presidente da Comissão de Assistência Social e Saúde da Assembléia Legislativa do Acre; Sérgio Timerman, diretor do Laboratório de Treinamento e Simulação de Emergências Cardiovasculares do InCor;  Pedro Ivo Sebba, assessor da presidência da Anvisa; e Flávia Neves, chefe da Unidade Técnica de Regulação do Gabinete da Presidência da Anvisa. O grupo também participa do seminário promovido pelo Serviço de Vigilância Sanitária Estadual.

A pós-graduação tem por objetivo a formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício das atividades profissionais, de ensino e de pesquisa. A pós-graduação stricto sensu visa à obtenção de graus de mestre e doutor.

Um curso de pós-graduação stricto senso exige que o aluno desenvolva um trabalho com alguma contribuição à sua área de pesquisa. No mestrado, o aluno deve desenvolver um projeto de pesquisa que resulte em uma dissertação, que deve apresentar contribuições introdutórias na área. Com o mestrado, o Estado avança no desafio de qualificar seus quadros, especialmente na área de saúde. O mestrado da FGV é um curso altamente qualificado para graduados de nível superior pleno do Brasil ou do exterior, que atuam na área de administração pública.

Para o presidente da Comissão de Assistência Social e Saúde da Assembléia Legislativa do Acre, o Estado irá melhorar ainda mais os serviços prestados pelo poder público. “Os servidores têm atrativo maior porque se qualificam, beneficiando a si e ao Estado”, disse Luiz Tchê. O vice-reitor da Universidade Federal do Acre, Pas-coal Muniz, também ressaltou a importância do acordo, relacionando-o ao desenvolvimento do Estado. “É um ato que permanece e consolida o processo de desenvolvimento do Acre”, disse Muniz.

 “A qualificação é tão necessária quanto a execução dos trabalhos e se constitui no primeiro grande passo para oferta de serviços de melhor qualidade às pessoas”, disse Osvaldo Leal, secretário de Estado da Saúde.

Parceria envolve R$ 1,2 milhão
O mestrado em gestão pública é uma ousada proposta de pós-graduação com duração inicial de 14 meses (lato sensu) com mais 18 meses para o desenvolvimento e defesa da dissertação em stricto sensu.

O valor do projeto é de R$ 1,2 milhão para uma turma de 25 alunos. A Anvisa é o agente financiador do curso destinado a profissionais definidos pelo Governo do Acre. São servidores públicos identificados com base em seu potencial profissional para que no futuro atendam as demandas de setores estratégicos do Governo. (Agência de Notícias do Acre)

Governo inaugura escola e asfaltamento de ramal
O governador Binho Marques acompanhado de secretários de Estado e pelo prefeito de Porto Acre, José Maria, irá inaugurar neste sábado a Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte. A nova instituição de ensino será entregue na Vila do Incra, às 9 horas. A agenda do governador Binho inclui ainda a entrega de ambulância e a visita as obras de urbanização da Vila do Incra a Vila do V.

Em seguida, às 10h40, a comitiva irá visitar a propriedade de José Hidalgo, produtor de leite, que mora na Linha 10 em Porto Acre. O Governo do Estado inaugura ainda, neste sábado, as obras de asfaltamento de 13 quilômetros da Linha 10. Esta solenidade será realizada na propriedade do presidente do grupo dos Agricultores Ecológicos do Humaitá, às 11h30.

Escola Novo Horizonte vai atender mais de 500 alunos.

Uma antiga reivindicação dos moradores da vila do Incra, no município de Porto Acre, agora foi atendida com a construção da Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte, pois a capacidade de atendimento das unidades ali localizadas, já estava no seu limite. O acentuado crescimento da população, verificado, sobretudo na última década, tornou necessária a construção de mais uma instituição na região, o que permitiu a ampliação da oferta da Educação Básica para os moradores deste município.

A construção pelo Governo do Acre da Escola de Ensino Fundamental Novo Horizonte e seu repasse para a Prefeitura Municipal de Porto Acre é mais um importante passo na construção de um Sistema de Educação Pública, pois representa a realização de um compromisso assumido pelo governador Binho Marques com a universalização do Ensino Fundamental para crianças a partir dos 6 anos de idade, pois a nova unidade proporcionou mais de 500 novas vagas, com 8 salas de aula, neste nível de atendimento para a população da Vila do Incra, no ano de 2009. (Agência Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation