Geraldo Mesquita Júnior anuncia realização de relatório sobre direitos humanos no Mercosul

O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) relatou, ontem (21/12), sua participação, em Montevidéu, no Uruguai, no início dos trabalhos da Comissão de Direitos Humanos do Mercosul, que prepara um relatório anual sobre o tema. Segundo informou, esse é o segundo diagnóstico sobre a si-tuação dos direitos humanos na América Latina feito no âmbito do Mercosul. O documento será publicado em 2010.

Mesquita Júnior, que foi relator do primeiro estudo sobre direitos humanos do Mercosul, publicado em 2009, ressaltou a importância das informações contidas no relatório, que colhidas por meio de entidades de vários países latinos, por organizações-não-governamentais (ONGs) e diversas outras fontes.                       

Venezuela – Mesquita Jú-nior lembrou que, durante, sua estada em Montevidéu, semana passada, o Senado Federal aprovou o ingresso da Venezuela no Mercosul. Considerou o fato positivo, observando que sempre defendeu essa tese, uma vez que entende ser pequeno o número de países no bloco continental, salientando ainda que o aumento do número de países só fortalece a América Latina.

– Estou à disposição do desenvolvimento do Mercosul, que está muito modorrento. O mais importante é a integração econômica, social e cultural da América Latina. No momento o Mercosul é apenas um acordo aduaneiro. Precisa de uma sacudida, disse.

Aniversário de Feijó – O senador lembrou na data de ontem, 21, o aniversário de Feijó, município onde nasceu seu pai, já falecido. Para ele um município bonito, de gente trabalhadora, que está com uma gestão nova, sob a administração do prefeito Dindim e o vice-prefeito Pelé em razão da cassação do prefeito que havia sido eleito em 2008.

– Eles estão lá lutando para ver se as coisas se encaminham melhor, se a população encontra melhor assistência médica, inclusive, assistência de saúde em geral. E aqui envio as minhas congratulações ao povo de Feijó, que hoje comemora seu aniversário de criação formal, finalizou.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation