Governo firma novos convênios com 54 entidades de assistência social

convenio

Recursos serão destinados ao aparelhamento e estruturação das instituições que atuam em defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade

O trabalho conjunto do Governo do Estado e das entidades que atuam na defesa dos direitos humanos e amparo de pessoas em condições de vulnerabilidade pessoal e risco social avança mais uma vez. Na tarde desta quarta-feira, 16, o governador interino César Messias e a secretária de Desenvolvimento para Segurança Social foram assinados convênios com 54 entidades sociais. Os recursos provenientes do Pró-Acre são destinados, nessa segunda etapa do repasse, à estruturação e reaparelhamento das instituições.

O Centro de Apoio Agrícola à Criança e ao Adolescente, conhecido como Cantinho do Zito, realiza um trabalho de excelência com 30 meninos de 7 a 16 anos moradores da zona rural do Acre. Em sistema de semi-internato, oferece educação, cultura e lazer, além de conhecimentos sobre a vida no campo.

Com a assinatura desse convênio, as atividades desenvolvidas pelo Cantinho do Zito serão fortalecidas com a aquisição de um veículo utilitário que atenderá a demanda de transporte dos internos em caso de necessidade médica, recolhimento de donativos e também na condução dos produtos do Cantinho para exposições. “A satisfação é enorme. Trabalhamos há seis e ainda não tínhamos nosso próprio veículo”, destacou a cordenadora da entidade, Maria Aparecida Santos.

De acordo com a secretária Laura Okamura, as entidades foram selecionadas após um trabalho de visita e pesquisas realizado por técnicos da secretaria. A seleção seguiu três critérios centrais: o atendimento aos jovens e adultos dependentes químicos; crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência física ou sexual, e ainda idosos em situação de risco social.

“Nosso foco desde o início do ano foi a criação de redes de proteção, em um esforço coletivo de entidades, poderes judiciário, legislativo e executivo e representantes da sociedade civil. Esta rede é a saída para que a sociedade possa superar a questão da vulnerabilidade social”, enfatizou Laura Okamura.

Outra entidade beneficiada com assinatura dos convênios foi a Casa de Recuperação Caminho de Luz. Os recursos assegurados servirão para a construção da cozinha refeitório e de um alojamento para as pessoas atendidas pela entidade. “As melhorias são um presente de natal para os internos. Com a construção do alojamento e de espaços adequados para alimentação poderemos atender mais pessoas e melhorar nossas ações de acolhimento”, comemora a tesoureira da Casa de Recuperação, Leonir Pithan.

A secretária anunciou ainda que em 2010 serão investidos mais R$ 6 milhões no fortalecimentos das rede de proteção. Os recursos serão empregados também no reaparelhamento e na infraestrutura das entidades, e ainda em cursos de qualificação em Gestão Administrativa, Contábil e Jurídica de organizações não-governamentais e gestores públicos com a meta de qualificação da oferta de serviços de proteção social básica e especial. (Agência de Notícias do Acre)

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation