14 de agosto de 2022
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de agosto de 2022
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Projeto de Tião Viana que indeniza vítimas da talidomida deve virar lei

paula por paula
18/12/2009
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

tia
Brasília –
O senador Tião Viana conseguiu aprovar no Congresso Nacional mais um projeto de lei de sua autoria, que segue agora para sanção presidencial. Trata-se do projeto de lei 156, apresentado em 2006, que obriga a União a indenizar por dano moral as pessoas que adquiriram alguma deficiência física em virtude do uso da talidomida.
No Brasil, a talidomida começou a ser vendida em 1958 como sedativo. Foi utilizado para aliviar náuseas matinais em gestantes. O remédio foi retirado do mercado em 1965, após confirmação de que causava malformações fetais.

Em sua trajetória no Congresso, o projeto de lei foi aprovado no Senado em maio de 2007, sendo encaminhado para votação na Câmara dos Deputados. O projeto voltou, então, ao Senado esta semana já aprovado pelos deputados com uma emenda estabelecendo que a lei produzirá seus efeitos financeiros a partir do dia 1º de janeiro de 2010.
Segundo publicou a Agência Senado, não há uma estatística confiável e completa referente ao número exato de pessoas que sofreram malformação por conta do uso da talidomida no Brasil. O projeto do senador acreano estipula o pagamento de R$ 25.725,00 por pessoa. Esse valor pode ser aumentado se for levado em consideração o grau de dependência do enfermo e da deformidade física. O pagamento deverá ser feito em uma única parcela.

Pelo projeto do senador Tião Viana, a indenização será paga pelo Tesouro e terá caráter automático. Ou seja, não precisará que o beneficiário a requeira. Os valores que serão pagos às vítimas serão corrigidos monetariamente e estarão isentos do Imposto de Renda. A legislação atual (Lei 7.070/02) já autoriza o Poder Executivo a conceder pensão especial às vítimas da talidomida. O projeto enviado a sanção do presidente da República não apenas autoriza, mas concede a indenização.

O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) foi escolhido para apresentar parecer sobre o projeto no plenário do Senado. Ele opinou que a proposição corrige uma injustiça histórica com relação às vítimas da talidomida. O senador Augusto Botelho (PT-RR), que é médico como Tião Viana, lembrou que as pessoas vítimas da síndrome da talidomida nascem com o estigma de membros, porém não tem qualquer alteração do ponto de vista mental.

Nona lei do senador acreano

O projeto da talidomida é o nono de autoria de Tião Viana que vira lei no Congresso. O último a virar lei foi o projeto que baniu o DDT (diclorodifeniltricloretano) do território nacional, publicado no Diário Oficial da União em 15 de maio deste ano.

Outro projeto de Tião Viana que virou lei foi o que instituiu o dia 21 de setembro como o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, a ser celebrado anualmente no dia 21 de setembro.  Essa lei tem o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados dispensados aos portadores de Alzheimer, uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais das pessoas, reduzindo a capacidade de trabalho, de interação social, alterando o comportamento e a personalidade do paciente.

A primeira lei de autoria do senador Tião Viana foi a de número 10.440, que inscreveu, em dois de maio de 2002, o nome do revolucionário Plácido de Castro no Livro dos Heróis da Pátria. A segunda teve o número 11.520, de 19 de setembro de 2007, que se originou de uma medida provisória assinada pelo presidente Lula para agilizar a concessão de pensão especial de dois salários mínimos para os hansenianos que ficaram confinados em hospitais-colônia até 31 de dezembro de 1986.

A terceira lei de inspiração do senador acreano foi a de número 11.662, que instituiu, em 24 de abril do ano passado, o novo fuso horário do Acre, com uma hora a menos de Brasília. Em 18 de junho deste ano, a lei 11.704, também de autoria do senador, instituiu o Dia Nacional da Voz para conscientizar a população brasileira sobre a importância dos cuidados com a voz. Em 23 de junho do ano passado, o presidente sancionou outras duas leis originárias de projetos de lei de Tião Viana: a de número 11.721, que instituiu o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade; e a de número 11.723, que criou o Dia Nacional de Controle das Infecções Hospitalares. (Agência Senado)

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
PUBLICIDADE
Notícia Anterior

Nilson Mourão realiza prestação de contas do mandato

Próxima Notícia

Lula se diz frustrado com negociação na COP-15 e afirma que Brasil pode contribuir para fundo

Mais Notícias

(Foto: Brenna Amancio/Gazeta FM)
POLÍTICA

‘Não vamos inventar a roda’: pré-candidato ao governo do Acre pelo PSOL, Nilson Euclides defende governo pautado na participação popular

12/08/2022
POLÍTICA

Plano de Governo da Federação Brasil da Esperança no Acre será entregue até a próxima segunda-feira

12/08/2022
(Foto: Reprodução/Instagram)
POLÍTICA

Bocalom e mais três prefeitos declaram apoio à candidatura de Márcia Bittar ao Senado

12/08/2022
POLÍTICA

‘Eu venci o câncer’, diz Jéssica Sales após última sessão de radioterapia

12/08/2022
(Foto: Reprodução/Facebook)
POLÍTICA

Meire Serafim pode desistir da candidatura a deputada federal pelo União Brasil

12/08/2022
POLÍTICA

Prazo acabando: candidatos têm até a próxima segunda-feira para realizar registros eleitorais

12/08/2022
Mais Notícias
Próxima Notícia

Lula se diz frustrado com negociação na COP-15 e afirma que Brasil pode contribuir para fundo

TSE aprova instrução sobre direito de resposta e representações na Justiça Eleitoral

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PUBLICIDADE
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre