Pular para o conteúdo

Aberto edital para seleção de bandas musicais para o carnaval

CARNAVAL_VALENDO

O Governo do Estado do Acre, através da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), lançou na última sexta-feira, 15, edital para seleção de grupos ou bandas musicais para apresentações no Carnaval 2010.
A ideia com o edital é de criar uma oportunidade para incentivar a produção local, possibilitando apresentações musicais em eventos que reúnem grande público, além de procurar fortalecer as expressões culturais, a diversidade e a identidade músico-cultural do Estado do Acre; democratizar o acesso e ampliar a possibilidade de artistas que poderão se apresentar durante a programação de Carnaval, bem como proporcionar a participação efetiva e estimular a organização e a profissionalização dos músicos do Estado.

A política de editais é um dos programas implementados pelo Governo, por meio da FEM,  que vem servindo de instrumento de democratização do acesso aos recursos públicos nos últimos anos.  A seleção por meio de editais possibilita a participação de todos os interessados.

Para Karla Martins, chefe do Departamento de Incentivos Fiscais à Cultura da FEM, a maior vantagem da  política de editais, é que ela amplia a oportunidade para que um maior número de artistas participem  do processo.

“Essa política é importante de ser implementada por sugerir uma democratização no processo seletivo e possibilitar maior acesso. Através do edital, é esclarecido qual é o formato de seleção, quais são os critérios que levaram a escolha de A ou B no concurso. É uma política que horizontaliza a decisão”, completa.   

Poderão participar grupos ou bandas musicais que estiverem inscritos no Cadastro Estadual de Cultura até a data de entrega do Formulário de Inscrições. As propostas e Iniciativas deverão ser entregues pessoalmente na Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, localizada na Rua Senador Eduardo Assmar, 1291, Segundo Distrito – Gameleira, ou pelo correio com os formulários, devidamente preenchidos e assinados. Serão selecionadas até 15 propostas, dentre as categorias: repertório de marchinhas/carnaval tradicional e repertório axé music. Cada contemplado poderá ser contratado para no mínimo uma e no máximo três apresentações musicas durante os dias de festa, além de receber um valor máximo de até R$ 5 mil.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 25 de janeiro, através do formulário disponível na Fundação Elias Mansour, nas sedes das Regionais nos Municípios e no site www.cultura.ac.gov.br/editais.

As apresentações musicais acontecem em Rio Branco, entre os dias 12 e 16 de fevereiro, no  Arena Folia,  Estacionamento do Estádio Arena da Floresta. (Agência de Notícias do Acre)