DEU NA FOLHA: ‘Apagão’ deixou 1 milhão sem energia em RO e AC

trasito2121
A falha em uma linha de transmissão que provocou um blecaute no Acre e em Rondônia deixou mais de 1 milhão de pessoas sem energia na sexta-feira.

Em alguns locais, como nas capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), o apagão durou cerca de cinco horas. A assessoria da estatal Eletronorte chegou a informar que Porto Velho não era afetada pelo problema.

De acordo com a Eletronorte, o problema foi na linha de transmissão entre os municípios de Vilhena e Ji-Paraná (RO). A estatal ainda investiga o que causou o defeito.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), porém, havia ventos e “chuvas torrenciais” no local na hora em que o blecaute teve início. A Eletronorte descartou a hipótese de chuvas terem causado o problema.

A falta de energia aconteceu entre 11h40 e 17h11 (horário de Brasília). Foi atingida 60% da população dos estados, de acordo com a Eletronorte. Bancos fecharam as portas e hospitais funcionaram com geradores.

Acre e Rondônia foram incorporados em outubro ao Sistema Interligado Nacional. Antes, eram sistemas isolados, abastecidos por termelétricas locais. Com a incorporação, passaram a ser conectados à rede que abastece todo o país. A linha de transmissão que apresentou o problema foi exatamente essa linha nova.

Segundo a Eletronorte, o apagão afetou a rede das distribuidoras Eletroacre e Ceron (RO). Além disso, a termelétrica Termonorte e a hidrelétrica Samuel, em Rondônia, foram desligadas para não sobrecarregar o sistema. (Luíza Bandeira da Agência Folha/da Folha Online)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation