21 de março de 2023
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Beth Passos
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de março de 2023
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Falha em sistema de proteção teria provocado ‘apagão’, diz Eletronorte à Aneel

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/01/2010
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

AUSINA
Uma nota emitida pela Eletronorte no final da manhã de ontem, descreve a situação em que teria ocorrido a pane na distribuição de energia no Acre e em Rondônia na última sexta-feira, 8, quando a população dos dois estados ficou sem energia por quase seis horas. A comunicação oficial foi encaminhada à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Segundo a Eletronorte, ocorreu uma abertura acidental da linha que interliga Acre e Rondônia, no trecho entre Pimenta Bueno e Vilhena (RO), com o Sistema Interligado Brasileiro – SIN.

Após a abertura da interligação, o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) deveria ser acionado automaticamente e ajudar a manter um percentual de carga promovendo um equilíbrio entre as unidades geradoras que ficaram isoladas do SIN. Como isso não aconteceu houve a interrupção total da carga. A Eletronorte informou à Aneel que “está realizando as devidas análises e estudos para encontrar a verdadeira causa dessa não atuação do Erac conforme projetado”. O estudo estaria sendo feito, segundo o diretor de Produção e Comer-cialização da Eletronorte, Wady Charone, por  técnicos da Eletronorte, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS.  

Charone afirma que pelo menos 62% da energia deveriam ter sido preservados por meio da atuação do Erac, “fato esse que não ocorreu, o que contribuiu para a ocorrência do blecaute no sistema Acre-Rondônia e para o alto tempo de restabelecimento da energia elétrica”.

O blecaute do dia 8 causou transtornos e prejuízos aos moradores dos dois estados. No Acre, o governador Binho Marques divulgou nota em que esclarece o compromisso do Estado em cobrar das agências fornecedoras e reguladoras mais compromisso com o fornecimento de energia e fiscalização dos serviços prestados.

MPF reúne-se com entidades para discutir fornecimento de energia
Em reunião na tarde de ontem (14), a Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) apresentaram ao procurador da República, Ricardo Gralha Massia, uma série de reclamações referentes às constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica para o Estado do Acre.

Segundo o relatado, o apagão ocorrido na última sexta-feira (8) foi apenas uma demonstração da instabilidade do fornecimento, o que expõe a classe dos comerciantes e industriais a prejuízos incalculáveis, afastando, inclusive, planos de expansão das empresas, o que afeta toda a sociedade, já que postos de trabalho deixam de ser criados.
O procurador explicou aos dirigentes das associações o que já foi feito sobre o caso, além do acompanhamento contínuo da situação, relatando que já foram oficiados para dar explicações sobre o caso a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Eletroacre e Eletronorte.

Nesta sexta-feira, (15), os diretores do Sindicato dos Urbanitários também estarão reunidos com o MPF, para oferecer dados técnicos e detalhes que são do conhecimento do Sindicato e que também possam servir como reforço a todos os dados já colhidos na análise do MPF sobre o caso. Esses dados podem ser usados para subsidiar uma eventual ação civil pública contra os órgãos responsáveis pelo sistema elétrico no Estado.

Com os representantes da Fecomércio e CDL ficou agendada uma outra reunião para a próxima terça-feira, (19), na sede da Fecomércio, ocasião em que as entidades entregarão uma representação ao procurador, detalhando todos os prejuízos gerados para a classe empresarial no Estado. (AscomMPF)

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
ADVERTISEMENT
Anterior

Uma afronta

Next Post

Obras da Central de atendimento de Xapuri são vistoriadas por Binho

Mais Notícias

6º destaque

Sindicato informa que não há risco de desabastecimento de combustíveis no Acre nesta semana

(Foto: Renilson Rodrigues/Assecom)
Geral

Junta do Serviço Militar é instalada no Shopping Aquiri

Foto: Mardilson Gomes/SEE
5º destaque

Governo abre ano letivo do ensino fundamental com entrega de laboratórios móveis

Foto: site Ponta do Abunã
3º destaque

BR-364 segue interditada e sem máquinas trabalhando para abrir desvio; PRF diz que não há previsão de liberação da estrada

1º destaque

Cine Araújo abre venda de ingressos para pré-estreia de ‘Noite Alienígenas’ nesta segunda, 20

Foto: Assessoria
Geral

Flanelinhas que vendem tickets da Zona Azul recebem coletes de identificação da Prefeitura

Mais notícias
Next Post

Obras da Central de atendimento de Xapuri são vistoriadas por Binho

Diretório do PT não defenderá nomes à segunda vaga do Senado

ADVERTISEMENT
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Beth Passos
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
    • Aline Cordeiro
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
    • Guia Glam
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre